(Foto: Divulgação)

Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat), promovem entre os dias 31/1 a 04 de fevereiro, das 13h às 16h, a 4ª edição do curso de Garçom e Garçonete. Serão 50 vagas e as inscrições já estão abertas. As aulas serão na sede da Sejuv, localizada na Rua 25 de Dezembro, 924, no Condomínio Marrakech.

Com 13 anos de experiência na área, o prof. Douglas Moraes ministrará técnicas de abordagem, atendimento ao cliente, montagem de mesas, colocação de utensílios, além de técnicas de manuseio ao servir vinhos.

“A ideia do curso é justamente capacitar ainda mais a mão de obra no setor de restaurantes e bares da nossa Capital, promovendo o melhor atendimento para o cliente final. Trazendo conhecimento e confiança para o profissional que estiver atendendo a mesa”, explicou Douglas.

Para a jovem Julia Medina, que fez parte da 1ª turma e hoje atua na área, as aulas abordaram técnicas inovadoras. “Gostei muito do curso, pois  aprendi técnicas francesas e inglesas de atendimentos ao público e isso qualificou meu trabalho. ”

O fomento de ações que contribuem com desenvolvimento profissional está entre as diretrizes da Secretaria Municipal da Juventude, que segue as normativas que constam no Art. 14° do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. “O jovem tem direito à profissionalização, ao trabalho e à renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança adequadamente remunerado e com proteção social”.

Função do garçom/garçonete:

O trabalho varia do atendimento aos clientes à recepção do público em estabelecimentos como restaurantes, cafés, bares e responsável por anotar pedidos, servi-los às mesas e manter a limpeza do ambiente.

Um garçom deve estar de prontidão para o atendimento, trabalhar no preparo de bebidas, no encaminhamento de pedidos à cozinha, na reposição de pratos e talheres, em cuidados com o buffet, na organização e limpeza de mesas e cadeiras, na entrega das contas quando solicitadas, entre outras.

Comentários