22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Seleção para ingresso no mestrado do IFMS é retomada

Retificação do edital publicada nesta semana prevê alteração na forma de ingresso.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retomou o processo seletivo de candidatos para o programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica que foi suspenso, em março do ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus.

O ingresso para este ano foi alterado e será feito por meio do Histórico Profissional e Acadêmico, em que serão consideradas as práticas profissionais e produções acadêmicas relevantes dos candidatos. Desta forma, não haverá o Exame Nacional de Acesso (ENA).

Outra resolução que consta da retificação é que não serão aceitas novas inscrições para 2021. A seleção será exclusiva para candidatos que realizaram a inscrição no ano passado. Também está prevista a possibilidade de desistência do candidato com a devolução da taxa de inscrição paga no ano passado.

As decisões afetam diretamente os 573 candidatos inscritos para as 24 vagas ofertadas pelo Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Na próxima segunda-feira, 25, a coordenação nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizará uma transmissão ao vivo no YouTube para esclarecimento das dúvidas. O evento será a partir das 18h30, horário de Brasília, pelo canal do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Mestrado Profissional – É reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O programa busca proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento pertinente à educação profissional. 

As duas linhas de pesquisa são: “Práticas educativas em educação profissional e tecnológica” e “Gestão e organização do espaço pedagógico em educação profissional e tecnológica”.

O ProfEPT é ministrado em rede pelos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. O programa é coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

Fale com a Redação