28.8 C
Campo Grande
sábado, 11 de maio, 2024
spot_img

Sem e com ‘poder’: PSD perde quase todos os vereadores com PP e PSDB ganhando na Câmara da Capital

O troca-troca partidário começou em tempos de ‘se preparar’ para próxima busca eleitoral de mais um mandato parlamentar ou no Executivo municipal, que se avizinha no próximo mês Outubro de 2024. E como é a ‘dinâmica’ do Poder, o partido do PSD, que foi (re)eleito e tinha o comando da Prefeitura em Campo Grande, até 2022, mas ‘deixou’ com o ex-prefeito Marquinho Trad indo a disputar o governo do Estado, perdeu o ‘poder’ e agora quase todos os vereadores que elegeu.

E como o PP, ganhou o comando, e, o PSDB no comando do Estado, ambos iniciaram o ‘troca-troca ou entraram no ‘Poder’, ganhando o controle, as vagas e futuros re-candidatos na Câmara da Capital, para buscarem a reeleição e ficarem como os dois maiores partidos do Legislativo Municipal e quiçá, um dos dois no comando do Paço Municipal.

Assim, sem a prefeitura, PSD perdeu sete, dos oito vereadores, então eleitos em 2020, e o PP, com o poder presente, ganhou a maioria, oficializados ou a serem oficializados nos próximos dias, ante a janela partidária aberta desde a semana passada, permitindo que vereadores troquem de partido sem perderem o mandato.

Veja como iniciou, continua e como ficará a dança das cadeiras na movimentação na Câmara de Campo Grande. O PSD, que tem oito vereadores, ficará com apenas um. Com isso, apenas Otávio Trad deve permanecer no PSD, que tem a ‘família’ no comando da sigla na cidade e em nível do Estado.

PSD para PP

Sem e com 'poder': PSD perde quase todos os vereadores com PP e PSDB ganhando na Câmara da Capital
Esquerda pra direita: Então PSD Valdir Gomes, Beto Avelar, Professor Riverton e Delei Pinheiro

Delei Pinheiro deixará o PSD para se filiar ao PP (Partido Progressista), da senadora Tereza Cristina e da agora prefeita Adriane Lopes, que como a titular da Prefeitura, desde julho de 2022, entrou em dezembro de 2023 no PP para buscar uma difícil, mas possível reeleição.

Delei seguirá o caminho de Beto Avelar (PSD) e Professor Riverton (PSD), que também já comunicaram que se mudarão para o PP. Assim, enquanto o PSD será o partido que mais perdeu, o PP, com a prefeitura nas mãos e aproveitando a mudança, principalmente dos vereadores do PSD, pode passar a ser o partido com o maior número de vereadores na Câmara.

Veja abaixo, que já há até posse/filiação marcada no PP, com as mudanças já confirmada de Delei, Riverton, Beto e Valdir Gomes. O partido chegará a cinco vereadores, tendo já João Rocha na Câmara. PP tinha também já Victor Rocha, mas este se filiará ao PSDB.

Entretanto, isso será por pouco tempo. O PP, tem a possibilidade de chegar a sete, com as possíveis transferências de Sandro Benites (PRD), e outro também do PSD: Tiago Vargas, que já anunciou saída, mas sem o destino.

PSDB

Por enquanto, com as filiações já anunciadas, o PSDB tem a maior bancada na Câmara, com seis vereadores. O partido, que tem Professor Juari e Claudinho Serra, já recebeu a filiação de Pappy, e ainda aguarda Victor Rocha, Silvio Pitu (PSD) e Zé da Farmácia (Podemos).

Outros com três .. dois .. um cada

O terceiro maior partido e número de vereadores, será o MDB. A sigla tem Dr. Jamal e Dr. Loester, mas ganhará a filiação de Junior Coringa (PSD).

O PSB terá dois vereadores, já que Marcos Tabosa (PDT) se juntará a Carlos Augusto Borges (PSB).

O PT continuará com seus dois representantes. Como outros nomes são todos de tendência a Direita e até extrema direita na Capital, os petista continuaram com o que elegeram em 2020.

O PRD, que passou a ter três vereadores, fruto da fusão do PTB com Patriota, deve ficar com apenas um. Sandro Benites, Edu Miranda e Willian Maksoud estudam mudança de sigla, mas o partido ganhará a filiação de Professor André Luis (Rede).

O Republicanos deve ficar apenas com Betinho, já que Gilmar da Cruz estuda mudança de partido.

PP oficializa hoje quatro

O PP realiza, nesta segunda-feira (11), número da sigla nas urnas, um ato de filiação, em conjunto, de quatro vereadores de Campo Grande. Este é o primeiro ato de filiação do partido após a abertura da janela partidária.

O quarteto do PSD, composto por Beto Avelar, Delei Pinheiro, Professor Riverton e Valdir Gomes, se mudará para o partido da prefeita Adriane Lopes, em cerimônia no final da manhã desta segunda.

Um segundo ato pode ser marcado nos próximos dias, já que outros três vereadores podem se filiar ao PP. Edu Miranda (PRD), Sandro Benites (PRD) e Tiago Vargas (PSD) também podem ser filiados ao partido em breve. Eles também eram esperados na cerimônia de hoje, mas devem ficar para um outro evento.

Fale com a Redação