O 3º Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e o 4º Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos serão realizados entre 5 e 7 de outubro. A iniciativa é do curso de Letras do Campus de Aquidauana (CPAQ). Neste ano, os eventos serão realizados em conjunto, de forma remota e gratuitos.

A programação é composta por atividades culturais, mesa temática, minicursos, oficinas, palestras e simpósios. As atividades serão transmitidas pelo canal no YouTube do curso de Letras e pela plataforma do Google Meet. A ação é aberta a toda comunidade e destinada a docentes e discentes da graduação e pós-graduação dos câmpus da UFMS e de outras instituições.

Os eventos têm por objetivo “aproximar o local, o regional e o nacional quanto aos assuntos relacionados a pesquisa em Letras e áreas afins. Além disso, promover a discussão e o conhecimento de estudos voltados às línguas e às linguagens, valorizando o ensino/aprendizagem nos cursos de Letras dos estudos literários e dos aspectos da formação docente, além da interface dos estudos linguísticos e literários com outras áreas do conhecimento”, explicou a professora Diana Milena Heck, coordenadora da ação.

Diana destacou ainda que a necessidade de ofertar um espaço diversificado de conhecimento e de trocas de experiências entre docentes e discentes contribuiu para a idealização da atividade. “Eventos como esses são importantes para o fortalecimento dos cursos, dos espaços de divulgação de pesquisas e ações que estão sendo desenvolvidas por docentes e estudantes. Esperamos propiciar um espaço plural de partilha e disseminação do conhecimento, de discussão democrática e socialização dos saberes relacionados à área de Letras”, conclui.

Atualmente, estão abertas as inscrições para proposição de simpósios, oficinas e minicursos. As propostas devem ser realizadas até 2 de julho, exclusivamente neste link.

Após a divulgação das atividades aprovadas, prevista para 12 de julho, serão abertas as inscrições para comunicadores e ouvintes. A proposta de comunicação oral poderá ser enviada até 15 de agosto. As inscrições para os minicursos e oficinas ficarão abertas entre 1º e 17 de setembro, com limite de 30 vagas. Já os ouvintes poderão se inscrever até 5 de outubro.

O 3º Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e o 4º Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos está sendo organizado pelas professoras Diana Milena Heck, Lovania Roehrig Teixeira e estudantes do curso de Letras.

Mais informações podem ser obtidas pela primeira circular do evento, disponível em seminarioletrascpaq.ufms.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail da comissão organizadora: s[email protected]

Texto: Agecom no CPAQ)

Comentários