28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), realizou nesta segunda-feira (10) o Workshop Gestão de Documentos SEI, que reuniu no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), servidores de diversos órgãos e entidades do executivo municipal.

O objetivo de capacitar os participantes na construção do Plano de Classificação de Assuntos e Documentos, um passo essencial para a implantação eficaz de processos no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

“A modernização da gestão é uma das prioridades da administração. A implementação do SEI fará com que os serviços prestados pela prefeitura cheguem até as pessoas com mais eficiência. Está é uma ferramenta de gestão muito potente e que pode trazer resultados rápidos.  Segundo índices do Governo Federal referentes a governança e gestão, Campo Grande alcançava 37 pontos. Em dois anos, com as melhorias realizadas em todas as áreas da gestão, a Capital saiu de 37 para 85 pontos. A implementação do SEI será determinante para que o município siga avançando e sendo referência nacional”, pontuou a prefeita Adriane.

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI
Prefeita Adriane Lopes

Durante o evento, foram abordados conceitos fundamentais, exemplos práticos e realizados exercícios que permitiram aos participantes aplicar a visão de negócio na construção do plano.

Experiências e conhecimentos

A interação entre os representantes dos diferentes órgãos e entidades proporcionou uma troca rica de experiências e conhecimentos, fortalecendo a colaboração e a sinergia entre as áreas da administração municipal.

Conforme a coordenadora técnica de projetos, da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Inovação da Seges e responsável pelo treinamento, Simone Cosme Dantas, a construção do Plano de Classificação de Assuntos e Documentos é um trabalho inédito com foco na viabilização da implantação dos processos no SEI.

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI

“Sem esse plano de classificação não seria possível tramitar documentos em processos digitais, é essencial que os servidores estejam envolvidos na construção porque conhecessem o funcionamento da administração municipal porque tem áreas de negócios específicas e dentro dessas competências, cada órgão está sendo convidado a juntos, construir essa tabela de classificação dos assuntos que são inerentes as suas competências”.

Após a exposição dos conceitos fundamentais e a realização dos exercícios práticos durante o workshop, os participantes saíram com uma compreensão mais sólida sobre como construir o Plano de Classificação de Assuntos e Documentos de forma estruturada e alinhada com as necessidades de cada área de negócio do município.

Benefícios trazidos

A secretária de Gestão, Evelyse Ferreira, destacou os benefícios trazidos pela adoção do SEI – Sistema Eletrônico de Informações.

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI

“Com ele os processos administrativos serão digitalizados, promovendo uma gestão mais ágil e sustentável, além de diminuir significativamente o uso de papel, haverá um ganho muito importante no quesito tempo. Com todos os processos acontecendo no ambiente digital, não teremos mais a necessidade de serem transportados, a disponibilidade será praticamente instantânea, otimizando o tempo e os recursos, melhorando a experiência dos cidadãos ao agilizar o atendimento e a resolução de suas solicitações”.

O aspecto sustentável e a segurança da informação, proporcionados pela adoção do sistema, são pontos elogiados pela assistente técnica, Ângela Aparecida Ferreira, da Secretaria de Governo.

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI

“Ao utilizar o sistema, teremos melhora no fluxo de trabalho e condições para o cumprimento de o tempo prazos documentais. É importante ter em mente a economia de combustível e a quantidade de papel que deixará de ser utilizado, contribuindo significativamente com o meio ambiente. Haverá maior segurança e transparência com esse processo porque será possível acompanhar a tramitação, saber onde está, isso é um grande avanço”.

Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, o processo de implementação do SEI no âmbito municipal segue de forma satisfatória. Ele explica isso se dá pelos investimentos em infraestrutura e capacitação feitos pela administração municipal.

Servidores de CG recebem formação sobre gestão de documentos do SEI

“A Prefeitura de Campo Grande está muito bem organizada, as equipes da Agetec já visitaram todas as secretarias e está  trabalhado em parceria com as pastas para, cada vez mais, evoluir nessa questão da transformação de processo físico em processo eletrônico. Isso vai trazer mais celeridade, desburocratização, transparência e economia, tudo que uma gestão moderna precisa”.

Fonte: Ascom PMCG

Fale com a Redação