22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Sesi elabora protocolo de medidas de biossegurança para empresas

Com aumento dos casos, procura pelo protocolo apresenta crescimento

Todo mundo já sabe a importância de manter as mãos limpas e usar a máscara como prevenção à covid-19 em ambientes de uso coletivo. No entanto, o aumento expressivo no número de casos confirmados no início do ano tem gerado preocupação, especialmente devido ao retorno gradual das atividades nas empresas depois do período de férias e da volta às aulas em escolas e universidades. Milhares de funcionários estão tendo de se afastar do trabalho por conta da infecção por covid-19. 

Perguntas básicas começam a surgir: como proceder se eu tomar o elevador com algum colega com suspeita de covid-19? Devo fazer o teste antes de voltar das férias coletivas, mesmo sem apresentar sintomas? Preciso ficar em isolamento se meu colega tiver sintomas e eu não?

Para esclarecer essas e outras dúvidas relevantes, o setor de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do SESI elaborou um completo Protocolo de Segurança. O documento apresenta diretrizes e orientações para o funcionamento e desenvolvimento de atividades presenciais e leva em conta os diferentes setores das empresas. No documento também estão as regras de circulação nos ambientes das unidades, e que valem para todos, inclusive para visitantes e terceiros. O protocolo é elaborado com base na legislação aplicada a Mato Grosso do Sul.

Segundo a ergonomista do SESI MS, Priscilla Bueno, nos últimos meses houve um aumento na procura das empresas pela implementação de protocolos de biossegurança. Isso reflete a preocupação das empresas em manter as atividades presenciais garantindo a saúde de todos.

“Continuaremos com esse trabalho de protocolos de segurança no combate à covid-19, que juntamente com as testagens para diagnóstico e a vacinação contribuem para proporcionar às empresas mais segurança, em ambientes de trabalho seguros e produtivos”.

 Sua empresa pode contar com o SESI no combate à pandemia

O setor de SST do SESI tem ajudado milhares de empresas em Mato Grosso do Sul a manter as portas abertas de forma segura para colaboradores e clientes.

O protocolo de biossegurança elaborado pelo SESI traz medidas personalizadas para o tipo de negócio da sua empresa com orientações práticas para seguintes situações:

 – Protocolo de identificação

 – Conduta em relação aos casos suspeitos e confirmados da covid-19 e seus contatantes

– Trabalhadores do grupo de risco

– Recomendações para o ambiente

– Consciência coletiva

– Medidas de controle e de higienização

– Equipamentos de proteção individual

– Áreas compartilhadas

– Espaços de alimentação

– Sanitários e vestiários

– Salas e auditórios

– Recomendações para entrada

– Recomendações para setores administrativos, recepções e balconistas

– Uso de elevadores

– Medidas para utilização e operações de veículos

– Recomendações para terceiros

– Teletrabalho e retorno das atividades

Serviço – Mais informações sobre o proteção da saúde no ambiente de trabalho podem ser obtidas pelos canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp: (67) 3320-3425

Fale com a Redação