Teste de covid em laboratório. (Foto: Edemir Rodrigues/Gov MS)

O boletim epidemiológico de Mato Grosso do Sul, sobre números da Covid 19, e, agora também sobre a Influênza, foi divulgado a pouco, nesta terça-feira (11). E os casos de ambas as doenças continuam a subir de um dia para o outro, sendo que no Estado, também já houve mais duas mortes pelo coronavirus entre as últimas 24 horas, bem com outras três novos óbitos pela gripe H3N2. Os dados que voltaram a ser repassados por Live, foram feitos pela secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone, durante a transmissão ao vivo. Como noticiamos o titular Geraldo Resende testou hoje, positivo a Covid.

Conforme a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), os novos casos de Covid somam mais 610, em ocorrências em 38 municípios, passando de ontem para hoje de 385.573 para 386.183. Os números totais são desde o inicio da Pandemia em março de 2020. Os óbitos em MS, totalizam 9.745 e atualmente a Letalidade voltou ou está em 2,5%.

Os casos com maior incidência aconteceram em Campo Grande com +224, sendo seguido pelos de Dourados +48. A sequência de primeiras cidades vem com Corumbá +47, Costa Rica com +32, Coxim com +27, e Aparecida do Taboado com 25.

Subindo em MS Covid e Influenza somam 5 mortes e 630 casos em 24 hs

Alta no hospital – Outro dado que chama atenção no boletim desta terça-feira é o aumento no número de internações pela doença. De ontem para hoje, o número de pacientes internados subiu de 59 para 83, sendo 53 em leitos clínicos e 30 em leitos de UTI. O aumento pode ser observado tanto na rede pública, quanto na rede privada. 

Gripe

Já pela Influênza, entre 10/01/2022 a 11/01/2022, os casos marcam respectivamente 175, ontem, e com mais 18, se perfaz 193 casos positivos já confirmados hoje. E as mortes que estão assustando, sendo já 15 nesta terça-feira ante 12, que eram ontem. Os números da gripe abrangem os anos de 2021 e 2022.

A doença esta mais no interior do Estado, onde em 24 horas, Corumbá registrou mais seis casos, sendo seguida por Dourados com +4, Três Lagoas +4, Jardim +1, Ladário +1, Rio Verde de Mato Grosso +1, Sidrolândia +1.

A letalidade pela gripe está alta em 7,8%, sendo que os três últimos casos de morte foram dois em Corumbá e um em Campo Grande. Todos os óbitos são pela cepa H3N2.

A secretária-adjunta da SES lembrou da importância da vacina contra a gripe, e reforçou que as equipes de saúde estão empenhadas em acompanhar a atual demanda. “A vacina da gripe está disponível nas unidades de saúde, a vacina da gripe é importante! Você que não tomou no ano passado, tome a vacina. Não se exponha ao risco, use a máscara adequadamente, preserve o distanciamento. As unidades de saúde estão lotadas por sintomas respiratórios. Os municípios todos estão fazendo testagem. Nós do Estado também abriremos mais unidades de testagem. Nosso Lacen está a todo vapor, recebendo amostras e dando resultado em até 24 horas”, disse Christinne Maymone.

Subindo em MS Covid e Influenza somam 5 mortes e 630 casos em 24 hs
Mapa dos números Covid 19


Comentários