Supermercado é flagrado com mais de 500 produtos vencidos à venda

271

Publicado em 08/12/2017 19h42

Supermercado é flagrado com mais de 500 produtos vencidos à venda

Além de produtos vencidos, estabelecimento tinha divergência de preços

Da redação

O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) realizaram operação conjunta em um supermercado do Centro de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (8). Do local, foram retirados mais de 500 itens vencidos, sendo também flagradas outras irregularidades.

A fiscalização foi feita para apurar denúncia recebida no dia 22 de novembro sobre a venda de chocolates expostos à venda com data de validade expirada em 30/10/2017.

O consumidor percebeu o vencimento quando ao abrir uma unidade verificou que o produto estava com cor e sabor diferentes. Ao solicitar a devolução do valor pago, conseguiu a restituição de apenas uma unidade sob a alegação do fornecedor de que não devolveria o valor do outro produto por estar aberto.

Ao todo, foram flagrados 536 produtos com prazo de validade expirado, incluindo chocolates em barra, bombons, biscoitos, bebidas, cereais infantis, mistura para bolo, salgadinhos, sucos de caixinha e barras de cereais. Outras 86 mercadorias sem especificação de validade expostos e 48 alimentos impróprios para o consumo também foram encontrados.

Também foram encontrados 86 itens sem especificação de validade expostos à venda e 48 alimentos impróprios para o consumo. Ainda foi verificada divergência entre os preços dos produtos informados na gôndola e o valor efetivamente registrado no caixa. Dos itens consultados por amostragem, nove apresentaram diferença do preço para mais.

Todos os produtos impróprios ou fora do prazo de validade foram descartados no ato de fiscalização, na presença de fiscais, a fim de garantir que não voltassem para as prateleiras.

Cereais infantis eram um dos 536 produtos encontrados com prazo de validade expirado - Procon/MS