Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Pedro Lima Dermidjian e Sergio Augusto Alvariza dos Reis, estão em Cuiabá participando do 1º Fórum de Saúde Digital do Mato Grosso, evento que reúne representantes de todo o País para discutir os rumos da tecnologia aplicada à saúde pública.
Com o tema “Desafios e oportunidades na saúde pública”, o Fórum destaca a importância da transformação digital no setor, debatendo assuntos como telessaúde, inteligência artificial, fiscalização de políticas públicas na era digital e o papel dos tribunais de contas na promoção de soluções eficientes e sustentáveis. A programação, realizada no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT, inclui mesas redondas, painéis temáticos e relatos de experiências exitosas na implementação de inovações tecnológicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os destaques do evento, estão as apresentações sobre telediagnóstico de eletrocardiograma (ECG), soluções digitais para monitoramento de saúde mental, além de iniciativas que demonstram o uso prático da tecnologia para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos atendimentos públicos em saúde.
Durante a solenidade de abertura, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o TCE-MT, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A parceria tem como objetivo institucionalizar ações conjuntas de auditoria, fiscalização e fomento de políticas públicas baseadas em evidências na área da saúde digital.
A participação do TCE-MS reforça o compromisso da instituição com o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e a atualização permanente frente aos novos desafios impostos pela digitalização dos serviços públicos
O Fórum termina na terça-feira, 1º de julho, com a apresentação da Política Estadual de Saúde Digital de Mato Grosso e com a proposição de ações estruturantes e critérios para a fiscalização dos serviços digitais na área da saúde. A expectativa é que os debates realizados no evento sirvam de base para uma atuação mais coordenada e propositiva dos Tribunais de Contas em todo o Brasil.