Tempo Seco. (Foto/Divulgação)

Uma massa de ar seco e quente atua sobre Mato Grosso do Sul, deixando o tempo seco e sem condições para chuva em todas as regiões do Estado. As temperaturas também podem ficar acima dos 35°C no Estado nesta segunda-feira (16) segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para baixa umidade do ar. As orientações são: tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Cuidados simples como umidificar ambientes e usar hidratante no corpo e soro fisiológico nas narinas também podem contribuir para aliviar o desconforto. 

O nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), varia entre 60% e 80%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os níveis de umidade relativa do ar podem variar entre 20% a 12% nesta tarde, e além de provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, também oferece risco de incêndios florestais.  

A meteorologia estima que essa massa de ar quente ganhe intensidade nos próximos dias. 

Tempo seco com baixa umidade faz com que Defesa Civil emita alerta para a população

Alertas Defesa Civil

Para receber os alertas da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Comentários