03/05/2020 07h59
Por: Redação

A Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) formalizou acordo de concessão da Escola Agrícola do município de Guia Lopes da Laguna. A iniciativa foi proposta pelo vereador Gilberto Ferreira de Souza e aprovada em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do município no último dia 28.

A principal meta desta concessão, que tem vigência de 20 anos, é a futura instalação de um polo vinculado ao observatório do corredor bioceânico, que integra a Rota de Integração Latino-Americana (RILA). Além deste uso exponencial, a parceria também fomentará ações de ensino, pesquisa e extensão utilizando a estrutura predial da escola cedida para receber acadêmicos, professores e técnicos da UEMS com projetos e pesquisas que visem atender as demandas da população.

“Estamos felizes pela ampliação da estrutura física da UEMS no Estado do MS, que ocorre com a cedência da Escola Agrícola em Guia Lopes da Laguna. Com isso, fortalecemos a interiorização, que sempre foi um dos eixos de nossa Universidade. Essa cessão também viabiliza à nossa Universidade a oportunidade de continuarmos a ofertar uma educação pública e de qualidade, impactando positivamente a sociedade do Estado, em particular o povo lagunense”, destacou o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho

O coordenador da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), Ruberval Maciel, disse que “é importante ressaltar que, desde o início deste projeto, a UEMS contou com a responsabilidade incumbida pelo Governo do Estado, sendo convidada para ser a Universidade que promovesse a articulação junto às demais Instituições de Ensino Superior (IES), seja em nosso Estado, seja nas demais IES de países da América Latina”, enfatizou Ruberval.

O coordenador da RILA ainda informou que o projeto exponencia o processo de estreitamento dos laços com outros países de nosso continente, seja econômica, econômico-financeira ou de logística. “Pretendemos tornar a UEMS protagonista nestes debates, costurando subsidiando estudos e direcionamentos a uma rede importante dos países da América do Sul. Temos o cadastro de 140 pesquisadores neste projeto. Imaginem a potencialidade dos projetos desenvolvidos por estes profissionais”, finalizou.

Visita Técnica

Guia Lopes da Laguna foi a primeira cidade dentro da rota bioceânica a efetivar parceria com a UEMS. A Universidade, nas palavras do coordenador da RILA, dará suporte ao município e região objetivando subsidiar, por meio de estudos, projetos que impactem positivamente a vida da população.

Nesta semana, o reitor e demais integrantes da equipe da UEMS também fizeram levantamentos das potencialidades a serem trabalhadas, mediante visita técnica à Escola Agrícola municipal. As ações conjuntas proporcionarão o estreitamento das relações estratégicas entre a UEMS e o município de Guia Lopes da Laguna (MS).

Dentre as potencialidades de desenvolvimento de ações que visem ampliação e fortalecimento desta parceria, foram traçados cinco eixos estratégicos: I) Direito, Inovação e Integração; Educação, II) Cultura, Educação e Impactos Sociais; III) Turismo, Gestão e sustentabilidade; IV) Saúde e Fronteira e Território e V) Negócios e Transporte.

Sessão Ordinária na Câmara Legislativa

A concessão da Escola Agrícola à Universidade foi efetivada após aprovação do Projeto de Lei 08/2020, sobre Desafetação e Concessão de Imóvel do município de Guia Lopes da Laguna, proposto pelo vereador Gilberto Ferreira de Souza durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guia Lopes.

“Há tempos viemos negociando esse pauta e hoje vemos ela se concretizar. Agradeço ao reitor da UEMS e toda a sua equipe, em particular a um dos articuladores desse processo, prof. Lúcio Flávio Sunakozawa”, elogiou o vereador Gilberto Ferreira de Souza ao Assessor Interinstitucional da UEMS.

O Assessor da Universidade resume os processos que envolveram essa vitória para a comunidade. “A UEMS capitaneou uma estratégia que uniu os interesses da instituição e do município de Guia Lopes. Havia cobrança popular sobre o espaço da Escola Agrícola, que estava sem uso. Assim, por meio de uma grande rede de parcerias com o poder público e iniciativa privada, construímos um acordo de sucesso. Destaco que foi um processo ágil e aprovado por unanimidade”, relata Lúcio Flávio.

A totalidade dos vereadores, durante suas falas, na Sessão Ordinária realizada no último dia 28, reconheceu a importância do Projeto da UEMS, justamente por defenderem a educação e o desenvolvimento que ela proporciona. Estiveram presentes: Rodrigo de Arruda (DEM), Ademir Souza Almeida (DEM), Gyslayne Pilenghy Abrão (DEM), Gleiton Lima da Silva (Patriota), Julio Cesar Sousa de Oliveira (Patriota), José Carlos dos Santos Maidana (MDB), Mariano Ferreira Ribeiro (Patriota), e Gilberto Ferreira de Souza (PSDB), proponente do projeto da concessão da Escola Agrícola à UEMS.

Na Comitiva da UEMS em visita ao município estiveram presentes: pró-reitor de Administração e Planejamento (Proap), Robsom Marques, diretor de Infraestrutura (Dinfra), Alencar Ferri, coordenador da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), Ruberval Maciel, Assessor Interinstitucional – Lúcio Flávio Sunakozawa, assessor jurídico – Wander Aguiar e Walter Guedes – Assessor para Assuntos Estratégicos.

UEMS recebe imóvel para instalação de polo de observatório da UniRila

Comentários