23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 1 de setembro, 2025
spot_img

Um dos pais do rock, Little Richard morre aos 87 anos

O filho do músico, Danny Penniman, confirmou a morte à revista Rolling Stone, mas disse que a causa da morte era desconhecida

09/05/2020 12h06
Por: R7

Um dos principais nomes do rock mundial, Little Richard morreu aos 87 anos. O filho do músico, Danny Penniman, confirmou a morte do pioneiro na Rolling Stone, mas disse que a causa da morte era desconhecida.

Cantor e pianista, Richard foi o nome por trás de sucessos de “Tutti Frutti”, “Good Golly Miss Molly” e “Long Tall Sally”, músicas que definiram o modelo seguido por uma geração de músicos. Gritos fervorosos, roupas extravagantes e personalidade alegre determinaram o gênero e incorporavam o espírito e o som dessa nova forma de arte. “Ouvi Little Richard e Jerry Lee Lewis, e foi isso”, disse Elton John à Rolling Stone em 1973. “Eu nunca quis ser outra coisa. Eu sou do estilo mais do Little Richard do que Jerry Lee Lewis, eu acho. Jerry Lee é um pianista muito intrincado e muito habilidoso, mas Little Richard é mais um baterista. “

Embora ele nunca tenha atingido o top 10 novamente depois de 1958, a influência de Little Richard foi enorme. Os Beatles gravaram várias de suas músicas, incluindo “Long Tall Sally”, e Paul McCartney cantando nessas faixas – e os próprios Beatles “I am Down” – prestaram homenagem ao estilo de Little Richard. Suas músicas se tornaram parte do cânone do rock and roll.

A persona de palco de Little Richard – com maquiagem andrógina e camisas de paetê – também estabeleceu o padrão para a exibição de rock and roll; Prince, para citar um exemplo óbvio, devia uma dívida considerável ao músico. “Prince é o Little Richard de sua geração”, Richard disse a Joan Rivers em 1989

Nascido Richard Wayne Penniman em 5 de dezembro de 1932, em Macon, na Geórgia, ele era um dos 12 filhos e cresceu em torno de tios que eram pregadores. “Nasci nos becos. Meu pai vendeu uísque, uísque pirata “, disse ele à Rolling Stone em 1970. Embora ele tenha cantado em uma igreja próxima, seu pai Bud não apoiava a música de seu filho. Mas a música ficou com ele.

Depois de se apresentar no Tick Tock Club, em, Macon e ganhar um show de talentos local, Penniman fez seu primeiro contrato com a RCA em 1951. Ele se tornou “Little Richard” quando tinha cerca de 15 anos, quando o mundo do R&B e blues eram cheio de artistas como Little Esther e Little Milton; ele também estva cansado de as pessoas pronunciarem incorretamente seu sobrenome como “Penny-man”. Ele aprendeu seu estilo distinto de piano com Esquerita, uma cantora e pianista da Carolina do Sul.

Nos cinco anos seguintes, a carreira de Little Richard avançou apenas de maneira adequada; bastante simples, os singles convencionais que ele gravou para a RCA e outras gravadoras não foram exibidos. “Quando eu cheguei, nunca tinha ouvido nenhum rock’n’roll”, ele disse à Rolling Stone em 1990. “Quando comecei a cantar [rock’n’roll], cantei muito antes de apresentá-lo ao público porque estava com medo de que não gostassem. Nunca ouvi ninguém fazer isso e fiquei com medo.”

Em 1956, ele estava lavando pratos na estação de ônibus Greyhound em Macon (um trabalho que ele havia assumido alguns anos antes depois que seu pai foi assassinado e Little Richard teve que sustentar sua família). Até então, apenas uma faixa que ele havia gravado, “Little Richard’s Boogie”, sugeria o tornado musical por vir. “Eu coloquei essa coisinha”, ele disse à Rolling Stone em 1970 sobre a maneira como mexeu com suas raízes evangélicas. “Eu sempre tive isso, mas não sabia o que fazer com o que tinha”.

Nessa época, ele enviou uma fita com uma versão grosseira de uma nova música ‘obscena’ chamada “Tutti Frutti” para a Specialty Records em Chicago. Ele criou o famoso refrão da música – “wop bob alu bob um wop bam boom” – enquanto estava entediado de lavar a louça. (Ele também escreveu “Long Tall Sally” e “Good Golly Miss Molly” enquanto trabalhava no mesmo trabalho.).

Little Richard foi uma lenda do rock
Rolling Stones

Fale com a Redação