Os atendimentos aos alunos interessados são feitos no Núcleo de Apoio Acadêmico. (Foto: Divulgação/Unigran)

O MEC divulgou edital do Prouni e Fies, programas oferecidos pela Instituição

O MEC (Ministério da Educação) publicou edital nesta semana definindo prazos e critérios para a inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os programas são oferecidos pela Unigran, que ainda disponibiliza o Bolsa Estágio Interno e o Vale Universidade, para auxiliar o acadêmico no sonho da conclusão do Ensino Superior.

De acordo com o edital, as inscrições do Prouni acontecem entre os dias 22 e 25 de fevereiro, sendo que os resultados dos pré-selecionados na 1ª e 2ª chamada são divulgados nos dias 2 de março e 21 de março, respectivamente.

Os pré-selecionados podem fazer a comprovação das informações da inscrição entre os dias 3 e 14 de março, para a 1ª chamada, e 21 e 29 de março, para a 2ª chamada. A inscrição para a lista de espera acontece nos dias 4 e 5 de abril e o resultado sai no dia 7 de abril, sendo que a comprovação poderá ser feita no período de 8 a 13 de abril.

Os interessados no Prouni devem, conforme edital, ter realizado o Enem 2021 e alcançar, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas anteriores, não ter zerado a redação e não pode ter participado da prova como treineiro.

Os pré-selecionados ainda precisam comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral, e de três salários mínimos para bolsa parcial, de 50%.

Das condições exigidas, o acadêmico precisa ter cursado o ensino médio completo, ou parcialmente, em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; e caso seja professor da rede pública de ensino, ele precisa estar no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

No caso do FIES, as inscrições vão do dia 8 a 11 de março, com resultado divulgado no dia 15 de março, em chamada única. A complementação da inscrição acontece entre os dias 16 e 18 de março.

Os não selecionados na chamada única, serão automaticamente incluídos na lista de espera. O período de convocação da lista de espera acontece entre os dias 16 de março e 28 de abril. 

Para participar deste programa, é necessário ter realizado uma ou mais edições do Enem, a partir de 2010, não ter zerado a redação e ter nota igual ou superior a 450 na média das últimas cinco provas. O acadêmico ainda precisa comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos. 

Além dos programas divulgados no edital do MEC, a UNIGRAN oferece outras oportunidades, como a Bolsa Estágio Interno. Nesta modalidade o acadêmico ganha desconto de até 75% na mensalidade ao fazer 30h de estágio semanal, em diversos setores da Instituição. Para se inscrever, o aluno deve procurar o Núcleo de Apoio Acadêmico, após matriculado, e preencher ficha própria.

O Vale Universidade também é uma opção para quem busca desconto na mensalidade. O programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul oferece bolsa, sendo 70% do Estado e 20% da UNIGRAN, totalizando um desconto de 90% para estudantes, com o cumprimento de 20h semanais de estágio em instituições ou órgãos do Governo.

As inscrições iniciam no dia 24 de janeiro e são feitas pelo site sedhast.ms.gov.br ou valeuniversidade.ms.gov.br. Para participar, o acadêmico precisa comprovar renda individual inferior a 2,5 salários mínimos e renda mensal familiar de até quatro salários mínimos.

Comentários