Último ano de vacinação contra febre aftosa começa neste domingo em MS

289

Estado conquistou status ‘livre de febre aftosa’ e estará livre de vacinação a partir do próximo ano

Com etapas da vacinação contra aftosa invertida neste ano, os pecuaristas deverão imunizar todos os bovinos e bubalinos com até vinte e quatro meses de idade na primeira etapa, que tem início neste domingo (1º) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa, em novembro, segundo informações do calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa para Mato Grosso do Sul, divulgado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Após realizar a vacinação, o produtor deve declarar a imunização de forma eletrônica ou presencial nos órgãos estaduais de defesa sanitária, que também podem ser procurados em caso de dúvidas.

Livre de febre aftosa

Mato Grosso do Sul terá status de área livre de febre aftosa, sem vacinação, a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura. O Estado integra o Bloco IV no Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA, que prevê a retirada total da vacinação no país. 

De acordo com os dados apresentados pelo Mapa, Mato Grosso do Sul atingiu a pontuação 3,3 no Quali SV, a segunda melhor dentre os estados do Bloco IV do PNEFA e se credenciou para a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

Último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais.