(Foto: Edemir Rodrigues)

Tem um verão no meu inverno! Registrando temperaturas elevadas nas últimas semanas, o mês de agosto vem se consagrando como um dos meses mais quentes do ano de 2021 até o momento. Mas calma, bebe uma água para se hidratar e espera que vem chuva por aí.

Conforme informações do MetSul Meteorologia, o fim de agosto ainda prevê temperaturas mais amenas e episódios de chuva para parte de Mato Grosso do Sul. A previsão indica uma mudança nos termômetros a partir da próxima quinta-feira (26) na região sul do Estado.

A previsão ainda indica queda na temperatura com a chegada de uma massa de ar frio. Em Ponta Porã o tempo começa a sofrer alteração a partir de quinta desta semana, com a previsão de chuva e temperaturas próximas aos 13°.

Em relação a chuva, a MetSul informa o maior episódio de chuva nos últimos meses. A informação é recebida com alegria pincipalmente pela área rural que vem sofrendo com a estiagem.

Também há possibilidade de precipitação com media de 75mm a 100 mm no extremosul, incluindo Dourados e as cidades da região de fronteira de MS.

Verão de agosto deve dar trégua nesta semana com a chegada de chuva no MS

Um volume maior de chuvas é esperado para o período entre 27 de agosto e o dia 4 de setembro que pode ter acumulados mais significativos de chuva, “variando de 40-50 mm na porção sul da região pantaneira e porção central da região leste, 50-80 mm na região centro-norte e 90-125 mm em porções norte das regiões pantaneira, centro-norte e leste devido a passagem de frentes frias”.

Com relação às temperaturas, a tendência é de que na quinta-feira (26) a região sudoeste tenha mínimas entre 12-15°C e máximas devem variar entre 16-18°C. Na Capital as mínimas esperadas são entre 16-18°C e máximas entre 26-28°C.

Antes disso, as condições registradas nos últimos dias devem se manter neste início de semana, pois a massa de ar quente e seco continua predominando. Tanto nesta  segunda (23), quanto na terça-feira (24), o tempo seguirá firme, seco e com temperaturas elevadas. 

A tendência é que as máximas ultrapassem os 35°C em todas as áreas e a umidade do ar entre 10-35%, principalmente nas regiões centro-norte e região pantaneira. 

Confira as mínimas e máximas estimadas para alguns municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Campo Grande: 22°C | 36°C

Dourados: 20°C | 38°C

Três Lagoas: 20°C | 37°C

Corumbá: 22°C | 41°C 

Coxim: 21°C | 39°C

Comentários