23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Vestibular da Universidade Federal de MS ocorre neste domingo

Candidatos realizam prova do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), neste domingo (5). A avaliação, composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, será realizada das 8h às 13h. Os candidatos devem estar atentos aos locais de prova, horário de abertura e fechamento dos portões e às normas de biossegurança.

Ao todo, mais de 25 mil candidatos se inscreveram, incluindo os participantes do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), que realizarão prova no dia 12. Ao todo, são ofertadas 5.525 vagas, sendo 3.347 para o vestibular e outras 1.089 para o Programa de Avaliação Seriada.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brum, orienta aos inscritos conferirem os locais de prova na área do candidato, que, preferencialmente, façam o trajeto do local antes do dia do exame e cheguem com antecedência. “Lembramos que os portões abrem às 7 horas e fecham impreterivelmente às 8 horas”, frisou Nilde Brum.

É imprescindível que os candidatos levem caneta transparente, de tinta azul ou preta, documento de identidade oficial com foto e desliguem os celulares na hora da prova. “Se preferir, deixe o celular em casa, e não leve relógios que tenham acesso a celulares”, reforça a diretora-presidente.

As provas do Vestibular UFMS serão aplicadas nas cidades sedes dos câmpus da Universidade, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, e no município de Dourados. Em relação às normas de biossegurança, o uso de máscara será obrigatório durante toda a prova e a Fapec seguirá as orientações de cada município. “Estamos atentos às orientações das Secretarias de Saúde, considerando que vamos aplicar a prova não só em Campo Grande, mas também no interior. Importante reforçar que em Chapadão do Sul será obrigatório apresentar o cartão de vacinação, esta é uma condição estabelecida pela Prefeitura Municipal”, explica.

No dia da prova também é importante que os candidatos mantenham a tranquilidade para que consigam fazer uma boa avaliação. “Eles devem ter calma agora, neste momento, principalmente para que eles possam colher os frutos do esforço e dedicação com os estudos que eles tiveram nos últimos anos”, destaca o pró-reitor de Graduação da UFMS, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O estudante e assistente administrativo Guilherme Dias Mendes, de 20 anos, é de Campo Grande e quer conquistar uma vaga no curso de Biologia – Licenciatura, na Cidade Universitária. Para isso, tem se preparado da melhor forma possível. “Eu já verifiquei onde vai ser o meu local de prova, sei como chegar. Li o Manual do Candidato, me preparei e sei as precauções que tenho que tomar. Eu vejo a UFMS como uma grande referência, não só em educação, mas em pesquisa também.  A estrutura me chama muito a atenção. Eu tenho muitos amigos que estudam na UFMS e com os relatos que eles me passam eu tenho muito mais vontade de estudar. Fico com sentimento de querer fazer parte desta instituição e eu sei que vou conseguir”.

Manual do Candidato

No Manual do Candidato, elaborado pela UFMS para os processos seletivos de 2022, há informações sobre cada campus da Universidade, com os mapas das unidades e uma lista dos cursos oferecidos, as formas de ingresso, onde encontrar os conteúdos programáticos do Vestibular, do PASSE e da prova de habilidades específicas em música, entre outras.

O documento traz ainda orientações sobre a prova de redação, que é considerada importante no processo de avaliação dos que buscam ingressar no ensino superior. O candidato vai encontrar orientações divididas em tópicos, para se atentarem na hora da produção textual, como: Estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; Organização e progressão textual; Adequação temática; Aspectos de coesão e coerência e Emprego da norma padrão da língua portuguesa.

Fale com a Redação