22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Campo Grande deve criar central para encaminhar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

Publicado em 16/01/2018 11h15

Campo Grande deve criar central para encaminhar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

Lei determinando a criação foi sancionada pela prefeita em exercício Adriane Barbosa Nogueira Lopes (PEN)

G1/MS

Pelo menos 21,6% dos moradores de Campo Grande possuem algum tipo de deficiência, segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para auxiliar essa parcela significativa de sua população a ter acesso mais fácil ao mercado de trabalho, a prefeitura de Campo Grande deve criar uma central que mapeará vagas e fará o encaminhamento dos candidatos.

A lei que institui a criação da central foi publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira (16). O projeto que deu origem a iniciativa foi apresentado pelo vereador Lucas de Lima (Solidariedade) e após ter sido aprovado pela Câmara foi sancionado pela prefeita em exercício, Adriane Barbosa Nogueira Lopes (PEN).

Segundo o texto, a Central de Empregos para Pessoas com Deficiência (CEPDE) deverá ser criada no órgão competente do município. A unidade identificará as pessoas com deficiência e dentro das limitações de cada uma delas, as encaminhará as eventuais vagas existentes no mercado de trabalho da cidade.

Para fazer esse trabalho, a central contará com cadastro das pessoas com deficiência interessadas em trabalharem e também das empresas que têm vagas a oferecer a elas. Para estimular essas contratações, a prefeitura poderá oferecer incentivos as empresas inscritas. A lei entrou em vigor a partir de sua publicação, mas sua aplicação ainda depende de uma regulamentação que deverá ser feita pelo município em prazo de até 90 dias.

Campo Grande terá central para encaminhar pessoa com deficiência ao mercado de trabalho (Foto: Reprodução/TV Morena)

Fale com a Redação