22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Mauricio Saito é reeleito presidente da Famasul

Publicado em 16/06/2018 19h03

Mauricio Saito é reeleito presidente da Famasul

Eleição foi realizada neste sábado, na sede da Casa Rural. Ele ficará a frente da Federação por mais três anos.

Da redação

Com uma votação de 52 sindicatos, o médico veterinário e produtor rural do município de Itaporã, Maurício Koji Saito, foi reeleito hoje (16) para o triênio (18/21) à frente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

A votação aconteceu na sede da Casa Rural em Campo Grande, com 52 votos dos 68 votos possíveis, sendo apenas um sindicato que não estava habilitado. Saito superou a presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha Cândido, que obteve 12 votos.

Com 81,25% dos votos válidos, Saito tomará posse para seu segundo mandato no próximo dia 14 de agosto.

“[Será] um período de bastante dificuldade, porque temos uma situação nova aqui no sistema sindical patronal Rural que é a finalização da contribuição sindical”, declarou Saito após a vitória. “Nada mais do que imaginar que nos próximos três anos temos um trabalho bastante intenso para que podemos representar bem os produtores rurais de Mato Grosso do Sul”.

Diante dos 12 votos contrários, o presidente da Famasul acredita que vai superar essa adversidade e ouvir os insatisfeitos com sua gestão.

“Na eleição anterior, nós tivemos algumas divergências de sindicatos, isso não há problema algum. […] Logicamente, nós temos que entender essa mensagem passada pelos outros sindicatos, temos que acolher as sugestões para que possamos trabalhar efetivamente pensando no desenvolvimento dos sindicatos para que eles possam representar bem os produtores rurais”, relata Saito.

CURRÍCULO

Mauricio Saito é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Administração de Empresas Agrárias pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui ainda MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), da Fundação Getúlio Vargas. Produtor rural desde 1996, com atividades em Mato Grosso do Sul, é conselheiro da Fundação MS e foi aluno da primeira turma do curso Líder MS, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), em 2003.

Foi presidente do Sindicato Rural de Itaporã por duas gestões – de 2002 a 2005 e de 2008 a 2011 –, foi presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema), de 2008 a 2010, e presidiu a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) de janeiro de 2014 a agosto de 2015. Eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), assumiu a gestão da entidade em agosto de 2015.

Entre 2016 e 2017 foi, também, conselheiro do Condel/Sudeco (Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), autarquia que gerencia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). No cargo, representou o setor produtivo e empresarial do Centro-Oeste do Comércio, Indústria e Agropecuária.

Saito, ao centro da foto, foi reeleito neste sábado. - Foto: Divulgação

Fale com a Redação