30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

TRE-MS orienta que eleitor consulte o local de votação com antecedência

A Justiça Eleitoral conta com três canais disponíveis: site, telefones de consulta e o aplicativo e-Título.

20/09/2018 14h11
Por: Redação

No período de julho de 2017 a março de 2018, Campo Grande passou pela revisão eleitoral e cadastramento biométrico dos eleitores. Esse procedimento serviu para a depuração do cadastro eleitoral da capital e para a implantação da biometria, uma tecnologia que deixa mais segura a identificação do eleitor no momento da votação.

Este processo também resultou na criação de 12 locais de votação e 418 seções, um aumento de 23,35% em relação às existentes nas Eleições de 2016. Com isso, alguns eleitores da capital tiveram suas seções ou locais de votação alterados. Importante lembrar que tal remanejamento foi realizado no momento do atendimento, ocasião em que o eleitor pôde escolher, dentre os disponíveis, o local que lhe seria mais conveniente.

Contudo, a fim de evitar transtornos no dia da votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) orienta que os eleitores consultem, com antecedência, a seção e o endereço do local onde devem se dirigir para votar no dia das eleições.

A Justiça Eleitoral conta com três canais disponíveis: site, telefones de consulta e o aplicativo e-Título.

Site

O site do TRE-MS traz, neste período eleitoral, um local específico para a consulta da seção e do endereço do local de votação. A pesquisa é realizada a partir do fornecimento do nome ou do número do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe, se houver.

e-Título

O aplicativo lançado neste ano pelo TSE apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real.

O uso do aplicativo substitui a versão impressa do título de eleitor. Por meio do e-Título, a pessoa tem acesso a informações sobre a regularidade da situação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação. Para os cidadãos que já fizeram a biometria, o documento exibe também a foto do eleitor.

Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo do e-Título, disponível na App Store e no Google Play. Ao inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título é validado e liberado. Quando acessado pela primeira vez, o documento é gravado localmente e fica disponível ao eleitor.

**Quem pode usar o e-Titulo**

A versão digital funciona para todos os eleitores que já têm o título eleitoral. Caso o eleitor verifique, no aplicativo, que não está em situação regular ou que não está quite com a Justiça Eleitoral, ele deverá comparecer ao seu cartório mediante agendamento para regularizar o documento.

Serviço

Telefones de Consulta: Pensando nos eleitores que não tenham acesso à internet, o TRE-MS disponibilizou dois telefones para consulta, são eles: 2107-7246 ou 2107-7256. Ligações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

TRE-MS orienta que eleitor consulte o local de votação com antecedência

TRE-MS orienta que eleitor consulte o local de votação com antecedência

Fale com a Redação