29.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

50 anos do homem na Lua

19/07/2019 08h53
Por: Gaucha Zero Hora

Neste sábado (20), completam-se 50 anos do primeiro passo do homem na Lua, pegada impressa pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong, líder da missão Apollo 11, que levou ao espaço também Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Desde a alvorada da humanidade, o brilhante satélite natural sobre a Terra é objeto de fascínio e mistério. Viver no mundo da Lua, até e depois de 20 de julho de 1969, inspira a imaginação, da mais delirante prospecção da ficção científica à mais rigorosa reprodução das bases científicas e tecnológicas que permitiram tal façanha.

O clássico de 1902 feito por Georges Méliès adapta Da Terra à Lua (1865), de Julio Verne e também de Os Primeiros Homens na Lua (1901), de H. G. Wells. Um professor (interpretado pelo próprio Méliès) comanda uma viagem de exploração à Lua e, ao chegar lá, o grupo precisa lidar com os habitantes, um rei hostil e o desaparecimento de pessoas.

Estrelas Além do Tempo Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são três grandes amigas que trabalham na Nasa, na década de 1960. No período que a guerra espacial entre Estados Unidos e Rússia está forte, o trio de matemáticas irá comprovar suas competências em meio ao preconceito racial.

O Primeiro Homem
A vida e os medos de Neil Armstrong (Ryan Gosling), o primeiro homem a pisar na Lua, são os focos desta produção. Outros lados pouco explorados pelo cinema, como a família do próprio astronauta, estão no longa-metragem que conta com a direção de Damien Chazelle, de Whiplash e La La Land.

From the Earth to the Moon
A HBO apresenta uma maratona completa da minissérie de 12 episódios, produzida por Tom Hanks e vencedora do Emmy de 1998, que revela com detalhes as conquistas e tragédias durante a longa jornada para levar o homem à Lua, compreendendo o período de 1961 a 1972. A produção teve acesso a locações reais da Nasa, incluindo as plataformas de lançamento dos foguetes. A novidade é que nesta nova versão, remasterizada, os efeitos visuais foram substituídos por efeitos gerados por computador a partir de modelos de referência da agência espacial norte-americana.

Onde assistir: no canal por assinatura HBO, sábado, a partir das 10h. Ou por streaming,
a qualquer momento, no aplicativo HBO Go.

50 anos do homem na Lua
Meio século após o pouso na Lua, o History apresenta o especial inédito Pouso na Lua: Os Vídeos Perdidos que traz imagens exclusivas da jornada histórica de Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Em seguida, o canal exibe A Conquista da Lua, um documentário em duas partes que cobre os principais acontecimentos da corrida espacial, desde o lançamento do Sputnik pela União Soviética, em 1957, até o triunfo dos Estados Unidos com a Apollo 11, em 1969, no clímax da Guerra Fria.

Onde assistir: no canal por assinatura History, sábado, a partir das 20h40min.
O Dia em que Caminhamos na Lua
Este especial reúne desde o guitarrista do Queen e doutor em astrofísica, Brian May, até Michael Collins, terceiro tripulante da Apollo 11. O documentário de John Moulson traça o que o mundo sentiu ao ver o primeiro homem pisar na Lua e ainda conta com depoimentos de membros do centro de controle da missão, como o diretor de voo Gene Kranz e o oficial de orientação, Steve Bales, e dos filhos dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin.

Onde assistir: no canal por assinatura Smithsonian, sábado, a partir das 22h.

Foto: Divulgação

Fale com a Redação