Publicado em 09/11/2017 12h29
Corinthians pode ser campeão em duas rodadas se Grêmio não vencer
Timão precisa de duas vitórias e torcer por tropeço do vice-líder do Brasileiro
R7
O Corinthians pode se sagrar heptacampeão brasileiro em duas rodadas, mais especificamente diante do Fluminense, em Itaquera, no dia 15 de novembro. Para isso, o Timão precisa vencer suas próximas partidas, contra Avaí e Flu, e o Grêmio não poderá obter nenhuma vitória nos jogos com Vitória e São Paulo. Neste contexto, ao final da 35ª rodada o líder Corinthians chegaria aos 71 pontos e, além de eliminar da disputa Santos e Palmeiras, manteria uma distância para o Grêmio de 11 pontos – considerando dois empates do time gaúcho – restando 9 em disputa.
Nesta quarta-feira (8) o líder Corinthians venceu mais uma, porém já não pode mais ser campeão na próximo segunda-feira – quadro possível até o início da rodada. No cenário corintiano ideal, derrotas de Grêmio, Santos, Palmeiras e Cruzeiro na 33ª, somadas a uma vitória do Timão diante do Atlético-PR, em Curitiba, deixaria o Corinthians com a mão na taça do Campeonato Brasileiro – bastaria uma vitória diante do Avaí, em casa, na próxima jornada, e uma combinação de resultados poderia garantir o título matematicamente na 34ª rodada.
Tal prognóstico quase se cumpriu. Santos, Palmeiras e Cruzeiro caíram, o Corinthians fez sua parte na Arena da Baixada, mas o Grêmio, o Imortal, seguiu vivo na luta pelo título ao derrotar a Ponte Preta em Campinas. O time gaúcho está a 8 pontos do líder restando 15 pontos em disputa.
Para vencer o Atlético-PR o técnico Fábio Carille adotou uma medida curiosa: não treinar o time titular que usou na Arena da Baixada. Segundo ele, isso não fez falta, pois o grupo sabe bem o que precisa ser feito para ser campeão assim que a hora chegar.
“O campeonato é de superações o tempo todo. Não foi a primeira vez que os jogadores não treinaram. Chegamos numa fase do ano que não tem praticamente o que treinar e quem eu colocar pode não render bem, mas sabe o que tem que fazer. Para sábado vai ser assim outra vez, com um tempo de recuperação menor, inclusive. Agora é fazer o que é melhor para o grupo e guardar energia para ter gás no sábado [contra o Avaí, na Arena Corinthians]”, explicou.
Contas para o título do Corinthians
-
Corinthians: vitória contra Avaí (C) e Fluminense (C) desde que;
-
Grêmio: some no máximo dois pontos contra Vitória (C) e São Paulo (C);
-
Santos: duas vitórias do Corinthians eliminam Peixe da briga independentemente dos resultados contra Chapecoense (F) e Bahia (F);
-
Palmeiras: duas vitórias do Corinthians eliminam Verdão da briga independentemente dos resultados contra Flamengo (C) e Sport (C)



















