Marun é o primeiro a visitar o ex-governador André Puccinelli na cadeia

183

Publicado em 15/11/2017 10h36

Marun é o primeiro a visitar o ex-governador André Puccinelli na cadeia

Ele críticou o delator da Lama Asfáltica, Ivanildo da Cunha Miranda.

Da redação

O deputado federal Carlos Marun (PMDB) foi o primeiro a visitar André Puccinelli no Centro de Triagem, na manhã desta quarta-feira, em Campo Grande. Ele acompanhou o advogado do ex-governador, Renê Siufi e aproveitou para criticar a delação de Ivanildo da Cunha Miranda, que resultou na 5ª fase da Operação Lama Asfáltica e na prisão do ex-governador:

Na saída do presídio o Marun afirmou que Pucinelli esta inconformado pela prisão, mas com a moral elevada.

“Ele disse que está sendo bem tratado, mas ele está inconformado com a prisão. Ele está comendo bem, ele é uma rocha”,

“É triste ver um homem que fez tanto pelo Estado está em uma cela hoje com outras 20 pessoas”, lamentou Marun, que considerou não haver requisitos mínimos para uma prisão preventiva para Puccinelli.

De acordo com o advogado, Puccinelli está um pouco abatido, mas tranquilo e confiante. “Ele está com o filho e mais outros 17 presos na cela. Não tem privilégio nenhum. Está firme e esperamos que amanhã (quinta) podemos ter alguma novidade no processo”, disse.

Marun ainda criticou a delação Ivanildo da Cunha Miranda, que culminou na 5ª fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Papiros de Lama. Pecuarista e empresário, Miranda tem 59 anos e atuava como operador do ex-chefe do Executivo estadual no esquema de recebimento de propinas da JBS. Conforme as investigações, Puccinelli seria o comandante do esquema e teria recebido R$ 20 milhões oriundos de propina, pagos pela empresa.

CONVENÇÃO PMDB

Marcada para sábado (18), quando Puccinelli tomaria posse da presidência estadual do partido, a convenção do PMDB deve ser debatida após o feriado, conforme explicou o deputado federal.

“Vamos avaliar amanhã, na reunião que será 11h30. Vamos decidir juntos, com presidência e outros membros se adiamos ou se mantemos a convenção. Mochi é bom candidato, sim. Depende das circunstâncias. André é bom para a guerra e Mochi é bom para a paz. André certamente não vai se tornar inelegível esse ano. Ele não está descartado”, comentou.

A quinta fase da Operação Lama Asfáltica, intitulada Papiros de Lama, investiga a organização criminosa que desviou recursos públicos por meio do direcionamento de licitações públicas, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, financiamento de atividades privadas sem relação com a atividade-fim de empresas estatais, concessão de créditos tributários com vistas ao recebimento de propina e corrupção de agentes públicos.

Esta nova fase da investigação decorre da análise dos materiais apreendidos em fases anteriores. Também foram realizadas fiscalizações, exames periciais e diligências, somada à delação premiada de Ivanildo da Cunha Miranda, que era operador de André Puccinelli para receber o dinheiro de propina.

Carlos Marun, que está no 'feriadão' que Congresso tem nesta semana, veio a Campo Grande. Foto: André Bittar