Postos de saúde abrem hoje para vacinar contra sarampo e pólio

475

35 municípios ainda não atingiu a meta de vacinação contra a Pólio e o Sarampo em MS

01/09/2018 07h31
Por: Redação

Postos de saúde devem abrir as portas hoje (1º) para vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra a poliomielite e o sarampo. A orientação, do Ministério da Saúde, vale para todos os municípios que não atingiram a meta de imunizar 95% do público-alvo durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, encerrada ontem (31).

A pasta alertou que a organização da mobilização neste fim de semana é de responsabilidade de cada município e que, portanto, é necessário verificar com as secretarias municipais quais postos estarão abertos. Dados do ministério mostram que mais de 2,7 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, 35 municípios ainda não atingiram a meta de vacinação de 95% da Campanha Nacional.

No Estado já foram vacinadas 122 mil crianças, 78% do total de 158.083. A meta é vacinar, pelo menos, 150 mil de forma homogênea para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. Das cidades que atingiram o índice estabelecido, 27 vacinaram 100% das crianças entre 1 ano e 5 anos de idade.

Campo Grande vacinou 52% do público-alvo, enquanto Três Lagoas atingiu 90%, Dourados 82% e Corumbá 81% das crianças entre 1 ano e 5 anos. A Campanha de Vacinação teve início em 6 de agosto. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 257.700 doses da vacina contra a Poliomielite e 206.010 doses da vacina Tríplice Viral. As doses das vacinas já foram entregues para todos as regionais e para micro de Campo Grande. Também foram disponibilizadas seringas e agulhas para a vacina tríplice viral num percentual de 100% da população de cada município.

O objetivo da Campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios e evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura foi de 88%.

Campo Grande

Para atingir a meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo, a prefeitura municipal de Campo Grande vai intensificar o atendimento neste fim de semana.

De sexta-feira (31) a domingo (2), os Centros Regionais de Saúde (CRS) Aero Rancho, Coophavila, Tiradentes, Nova Bahia e Unidade Básica de Saúde (UBS) 26 de agosto, estarão disponibilizando duas salas de imunização em cada local, em esquema de plantão.

No sábado sábado (1), os municípios de Mato Grosso do Sul farão um segundo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

A Sesau reforça que os pais e responsáveis devem comparecer às unidades de saúde levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro das vacinas.

Postos de saúde irão abrir neste sábado (1°) para vacinar crianças contra pólio e sarampo - Tomaz Silva/Agência Brasil