Polícia Militar completa 183 anos com solenidade no Palácio Tiradentes

1739

Serão outorgados medalhas a autoridades civis e militares

05/09/2018 07h09
Por: Redação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) completa 183 anos nesta quarta-feira (5), e realiza solenidade militar às 18 horas, com entrega de medalhas de Meríto e Insgnía do Mérito para autoridades civis e militares. A lista dos homenagiados foi publicada no Diário Oficial do estado de hoje.

As medalhas são as mais alta honraria da PMMS, a Medalha do Mérito, destina-se a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição. Já a outra medalha, Insígnia do Mérito, é utilizada para agraciar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiado o trabalho da corporação.

A história da PMMS que começou em 1835 com o Corpo Policial Homens do Mato ganha mais um capítulo em 2018. São investimentos diários na tropa, em equipamentos e em tecnologias para oferecer um serviço de segurança pública com cada vez mais qualidade, segundo o Comandante Geral da corporação, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

A necessidade da criação de uma força específica para proteger cidadãos e cidadãs e reduzir a criminalidade remonta, na área ocupada pelo Mato Grosso do Sul, ao século XVII e segue até os dias de hoje. Os homens do mato deram lugar à força policial que foi evoluindo até chegar ao modelo atual.

A divisão do Estado foi um marco para a instituição que passou a se chamar Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Os iniciais um batalhão e quatro companhias independentes deram lugar a 19 batalhões, a 11 companhias independentes e a um esquadrão independente responsáveis pela segurança da população em todos os municípios do Estado.

“É com grande orgulho que a Polícia Militar comemora os seus 183 anos de história, além de ser uma honra podermos agraciar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública e a nossa Polícia Militar”, frisou coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Polícia Militar completa 183 anos com solenidade no Palácio Tiradentes