Operação do Exército realiza fiscalização do setor de explosivos

360

Serão fiscalizados 60 estabelecimentos localizados na área de responsabilidade da 9ª Região Militar – MS, MT e Aragarças (GO)

12/09/2018 19h39
Por: Redação

O Exército Brasileiro por meio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), iniciou ontem (11) a 6ª edição da Operação Dínamo em Mato Grosso do Sul. A operação ocorre simultaneamente em todo o território nacional com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos que comercializam ou possuem produtos explosivos.

O estado de Mato Grosso do Sul está incluso na área de responsabilidade da 9ª Região Militar juntamente com Mato Grosso e Aragarças-GO. Nesta região, as ações contam com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar dos dois estados, Polícia Federal e da recém criada Agência Nacional de Mineração (ANM), antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Serão fiscalizados 60 estabelecimentos. Para isso, 50 fiscais militares estão envolvidos com a ação.

Segundo divulgado pelo exército, a operação tem o objetivo intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos. Durante as ações, são verificadas as documentações, condições de segurança, controle de produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos, com base nas normas em vigor.

Além disso, a fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército durante o decorrer da operação.

A nível nacional, a ação tem a previsão de fiscalizar 750 estabelecimentos, empregando aproximadamente, 1 mil militares da força terrestre.

Exército percorreu estabelecimentos.  Divulgação