Um adulto, que estava com jovens, chegou a ameaçar a as equipes dos Ministérios do Trabalho e Público do Trabalho, Conselhos Tutelares e Secretaria Municipal de Assistência Social
01/11/2018 10h52
Por: Redação
A Operação Finados, composta por equipes dos Ministérios do Trabalho e Público do Trabalho, Conselhos Tutelares e Secretaria Municipal de Assistência Social e precisou ser contido por homens da Polícia Municipal flagraram na manhã desta quinta-feira (1º), crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, em atividades irregulares.que caracterizam trabalho infantil, no Cemitério São Sebastião, o Cruzeiro, na Avenida Cônsul Assaf Trad.
Ao menos cinco menores, entre 7 e 16 anos, foram flagrados trabalhando no cemitério. Eles se recusaram a conversar com os servidores e os ameaçaram com facas e enxadas. Ainda segundo a coordenadora da ação, Maristela Borges de Souza Saravi, um adulto, que não teve a identidade divulgada, chegou a ameaçar a as equipes.
A Polícia Municipal precisou ser acionada para dar apoio na operação. Um adolescente, de 17 anos, que tentou entrar no cemitério, foi abordado por um dos funcionários e virou as costas xingando as equipes. Mais tarde o garoto pulou o muro lateral e se juntou aos colegas.
De acordo com a coordenadora, a fiscalização ocorrerá em todos os cemitérios públicos e particulares da cidade: Parque das Primaveras, Parque de Campo Grande, Jardim das Palmeiras, Memorial Park, Nacional Park/Moreninhas, Park Monte das Oliveiras e Jardim da Paz. Haverá patrulhamento interno, com utilização de drone, para alcançar uma maior extensão de área.
Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição no ranking nacional do trabalho infantil. São aproximadamente 46 mil crianças e adolescentes submetidos ao trabalho precoce. Destes, cerca de 8 mil têm menos de 14 anos.
No ano passado, eles encontraram em todos os cemitérios da Capital, 42 crianças trabalhando, dentre elas crianças de apenas 5 anos de idade, fazendo atividades como às de limpeza de túmulos, manutenção interna e externa, cuidando carros e vendendo de produtos relacionados ao dia dos Finados.




















