20.5 C
Campo Grande
domingo, 18 de maio, 2025
spot_img

Dia Mundial da Reciclagem: TJ reciclou mais de 47 toneladas de resíduos em 2024

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Reciclagem é celebrado neste sábado, 17 de maio, e traz consigo uma série de reflexões com o objetivo de incentivar o descarte correto dos itens consumidos e a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

Estudos e pesquisas recentes mostram que a reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente, uma vez que contribui para a redução do consumo de recursos naturais, a diminuição da poluição e a redução dos resíduos sólidos. Na prática, trata-se de um processo de transformação de resíduos sólidos descartáveis em novos insumos e produtos, de forma que materiais que muitas vezes teriam como destino final os aterros sanitários, retornam para a cadeia produtiva como matéria prima.

Para que o processo de reciclagem possa gerar um impacto cada vez maior, é fundamental que o consumidor faça sua parte, destinando seus resíduos corretamente. Em cidades onde a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, em geral basta colocar os resíduos recicláveis separados dos orgânicos, em lixeiras distintas. Nas outras cidades, é importante procurar pontos de descarte apropriados.

Dados do Tribunal – Em 2023, o TJMS destinou 23.362,45kg de materiais para a reciclagem (entre papel, plástico, metal, vidro e coleta geral). Em 2024, com uma intensa atuação em conjunto de diversos setores do órgão, a quantidade de resíduos destinados para a reciclagem praticamente dobrou: foram 47.907,24kg de resíduos reciclados, número que evidencia uma significativa melhora nas boas práticas e a preocupação constante do Tribunal de Justiça com a sustentabilidade.

O avanço foi impulsionado pela campanha “Justiça Consciente”, que tem como objetivo mobilizar e conscientizar magistrados, servidores e colaboradores sobre temas fundamentais relacionados à sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, e também pelo Plano de Logística Sustentável, que estabelece metas para o desempenho dos indicadores socioambientais do Tribunal.

Por meio da Coordenadoria de Gestão Sustentável e Acessibilidade, ligada à Assessoria de Planejamento, o TJMS também disponibiliza uma série de informações e documentos que abordam questões relacionadas à sustentabilidade e acessibilidade no Poder Judiciário Estadual. Clique aqui para conferir!

Fale com a Redação