O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, será o palco do 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). O evento é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), com apoio institucional da Assomasul e da Fiocruz.
Voltado a prefeitos, gestores, servidores públicos, vereadores e especialistas, o congresso tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas que fomentem a modernização da gestão pública e impulsionem o desenvolvimento das cidades sul-mato-grossenses. O credenciamento dos participantes inicia às 7h50, com um welcome coffee de recepção. A cerimônia de abertura está marcada para as 8h50.
Mais de 60 prefeituras já confirmaram presença no encontro. A programação contará com a participação de autoridades como o Coordenador-Geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun; os prefeitos de Aquidauana, Mauro Luiz Batista; de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia; e de Terenos, Henrique Wancura Budke; além do Coordenador de Estudos e Riscos Estratégicos da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de MS, Mateus Abrita; e do Diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Elias de Oliveira Francisco.
“O Congresso mostra como as administrações municipais estão investindo em tecnologia para melhorar a qualidade de vida e desenvolver as cidades. O objetivo é contribuir com ideias e informações que auxiliem a formulação de políticas públicas”, destaca o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
Além das palestras e debates, os municípios terão acesso a diversas soluções tecnológicas oferecidas por empresas como eMaster, Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Printer do Brasil, Senfio, Petacorp, Portal de Compras Públicas, Gênesis Tecnologia, DATAPROM, Stelmat, Licitanet e Maximus Tributos.
Reconhecimentos e premiações
Durante o congresso, a Rede Cidade Digital irá certificar os “Prefeitos Inovadores 2025” e os “Projetos Inovadores 2025” de Mato Grosso do Sul, reconhecendo os gestores públicos e iniciativas que se destacaram no uso estratégico da tecnologia para aprimorar os serviços públicos e promover o desenvolvimento local.
- Prefeito Inovador 2025: título concedido aos gestores que aplicam a tecnologia de forma estratégica para melhorar a vida da população.
- Projeto Inovador 2025: dez projetos inovadores desenvolvidos por prefeituras sul-mato-grossenses serão premiados no segundo dia do evento, incentivando práticas que tornam os municípios mais inteligentes e conectados.
As listas completas dos prefeitos e projetos selecionados estão disponíveis no portal da Rede Cidade Digital, no endereço: https://redecidadedigital.com.br/. A programação detalhada do congresso pode ser consultada em https://www.sympla.com.br/rcd.