Se depender do deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, o ex-deputado federal Fábio Trad, recém-chegado ao PT, será o candidato a governador no pleito de 2026. Até mesmo o nome para o cargo de vice-governadora foi cogitado pelo parlamentar, trata-se da professora Gilda Maria, esposa dele próprio.
O assunto foi dito por Zeca do PT na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS) dessa terça-feira (09). Governador por dois mandatos consecutivos, de 1999 até 2006, ele adiantou que não pretende disputar o cargo novamente.
“Eu disse que não tenho pretensão. Estamos centrados na montagem da chapa, com o Fábio Trad, que nós vamos convencer; dona Gilda como vice; e Vander, senador. Essa é a nossa chapa, em princípio”, garantiu Zeca.
Sobre a sua esposa, Zeca enalteceu o trabalho dela como coordenadora de programas sociais de Mato Grosso do Sul. “Ela é mais forte do que eu politicamente, mas ainda preciso convencê-la de sair candidata”, complementou.
Uma das principais lideranças do PT no estado, Zeca também emendou que a palavra final da chapa será decidida pela base da legenda. Já o Fàbio Trad, no evento de filiação, disse que não tinha o desejo de concorrer ao governo, mas sim para deputado federal.