27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de setembro, 2025
spot_img

CCI Piratininga comemora 18 anos com desfile de idosos e investimentos na unidade

Atrações musicais, baile e desfile de idosos marcaram os 18 anos do Centro de Convivência de Idosos “Edmundo Scheunemann” – CCI Piratininga nova Miss e Mister CCI. A festa, que teve como tema a chegada da Primavera, também celebrou as melhorias implementadas na unidade no primeiro semestre pela gestão municipal e reuniu idosos, autoridades e superintendentes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS).

CCI Piratininga comemora 18 anos com desfile de idosos e investimentos na unidade

Ao lado do aposentado Cezário Alves Oliveira, eleito Mister CCI, Mercedes Alves Ramos, de 83 anos, recebeu a faixa de Miss e conta que frequenta o CCI há 12 anos. Foi no espaço que ela voltou ao convívio social após a morte do marido. Incentivada pela irmã, ela conta que no início relutou em conhecer o CCI, mas agora considera o local sua segunda casa.  “Eu não esperava ser escolhida. Eu mesma que fiz essa florzinha para o meu cabelo e o vestido”, revelou a idosa, mostrando com orgulho os adereços produzidos por ela com capricho. “Aqui, encontrei uma família que Deus me deu. Não tenho do que reclamar de ninguém. Amo as atividades, o bordado, tenho certificado de todos os cursos”, conta a idosa que mora sozinha, já que as três filhas residem no interior do Estado, mas estão sempre presentes nas atividades do CCI quando visitam a mãe.  

O CCI Piratininga também foi um divisor de águas na vida de dona Francelina Conceição de Souza, de 65 anos, ou simplesmente Fran para os amigos da unidade. “Minha vida mudou depois que vim para o CCI. Eu tinha um problema sério na coluna e mal podia caminhar. Aqui, encontrei atividades que me ajudaram a recuperar a saúde e, o mais importante, uma família. Tenho amigos aqui que são como irmãos”, disse Fran, que adora desfilar e participar de bailes “Aqui é saúde, é vida”, completou.

Transformação e bem-estar

Durante as celebrações, o coordenador da unidade, Douglas Alves, destacou os investimentos realizados no CCI pela gestão municipal. Entre eles, a piscina aquecida entregue em abril, que proporciona atividades de hidroginástica, ampliando a gama de atividades esportivas oferecidas aos idosos, como a academia da terceira idade, ginástica, cursos em diversas áreas e jogos recreativos.

“Agradeço à SAS e a gestão por esse olhar de humanidade e cuidado. Com a entrega da piscina, do vestiário, do aquecimento e e de outros equipamentos, estamos proporcionando mais segurança, conforto e bem-estar aos idosos. O CCI é um equipamento essencial da Rede de Assistência Social, focado em promover a autonomia, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e incentivar um envelhecimento saudável”, ressaltou.

CCI Piratininga comemora 18 anos com desfile de idosos e investimentos na unidade

Integrante do grupo de jurados que elegeu o casal de Miss e Mister CCI, a superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Gizeli Mota, disse que a revitalização e reforma de unidades da Rede de Assistência Social do município contribuem com a humanização do serviço.  “A hora que a gente entra na unidade e vê essa transformação, a energia muda, nos sentimos acolhidos”, frisou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, ressaltou o empenho da gestão municipal, que desde o início do ano vem transformando os espaços da Rede, atraindo os usuários. “Fico muito feliz em ver a confiança em nosso trabalho. Nossa equipe desenvolve um trabalho de excelência para garantir um atendimento humanizado e as reformas nas unidades reforçam esse compromisso”, frisou.  

Também marcou presença na festa, o deputado estadual Lídio Lopes, representante da Frente Estadual em Defesa da Assistência Social na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Assistência Social da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).   

Socialização

Os Centros de Convivência de Idosos são equipamentos da Rede de Assistência Social, elaborados para ser um espaço de referência no território, para os idosos, oferecendo atividades que contribuem no desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade, respeito, prevenção de risco social, além de contribuir no processo de envelhecimento saudável.

As atividades buscam incentivar a autoestima e socialização entre os idosos, além de promover uma maior integração familiar.

A gestão municipal investe de forma permanente na infraestrutura desses equipamentos, promovendo também nas unidades, oportunidades de geração de renda por meio de capacitações e cursos nos Cras e CCI’s.

Fale com a Redação