Já vai avisando a sua avó, aquela tia que adora esparramar fake news no grupo da família, e também todos os seus amigos que no dia 27 deste mês os telefones de todos os campo-grandenses receberão uma mensagem de emergência da Defesa Civil como parte de um teste do novo sistema de disparo automático, chamado Cell Broadcast.
Pela programação, a mensagem será enviada às 14h, no horário local. Os celulares (iOS ou Android), mesmo no moto silencioso ou com algum aplicativo em uso, exibirão uma mensagem que só será retirada da tela após o usuário confirmar o recebimento clicando em “OK”.
Mas não há motivo algum para pânico, já que se trata só de um teste, e por isso é importante compartilhar esse conteúdo com a sua família para evitar transtornos. Além de Campo Grande, as cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas também participarão do teste. A escolha considerou a infraestrutura e atuação das Defesas Civis municipais.

O sistema foi desenvolvido para emitir alertas diretos aos celulares para situações de risco, como uma tempestade forte com ventos acima de 100 km/h e chuvas intensas, capazes de causar alagamentos. Nesse caso, o alerta será enviado diretamente para os celulares das pessoas que estiverem na área de risco.
Atualmente, a emissão dos alertas via Cell Broadcast é feita somente pela Defesa Civil Nacional e já foi utilizado no Rio Grande do Sul e em regiões litorâneas com risco de deslizamentos. Em Campo Grande, que já enfrentou alertas vermelhos de tempestades este ano, o sistema promete fortalecer a proteção da população
A Defesa Civil reforçou que, no dia 27 de setembro, quando acontecer o teste, a população não ligue para os telefones de emergência, como o 192 do SAMU, 193 do Corpo de Bombeiros Militar ou 199 da própria Defesa Civil, para não bloquear chamadas reais de socorro.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto, pontualmente, às 14 horas, os celulares na área de Campo Grande receberão o alerta sonoro e a mensagem de teste. “Esse som pode causar ansiedade, mas pedimos calma. Basta clicar no ‘OK’ para confirmar o recebimento da mensagem”, explicou.