Mais de 57 mil candidatos de MS fazem o primeiro dia do Enem neste domingo

102

Prova reúne 90 questões de linguagens, ciências humanas e redação

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (9) em todo o país — com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP-30. Em Mato Grosso do Sul, 57.941 candidatos estão inscritos para participar da avaliação, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Durante as cinco horas e meia de prova, os participantes deverão responder 90 questõessendo 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e outras 45 questões de ciências humanas, além de produzir a redação dissertativo-argumentativa — etapa decisiva para quem busca uma vaga no ensino superior. No domingo seguinte (16), será a vez das áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

Que horas abre o portão do Enem?

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 12h (em Mato Grosso do Sul) – e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa pontualmente às 12h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

Que horas acaba o Enem?

Neste primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até as 18h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.

A saída da sala é permitida a partir das 14h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 17h30 no primeiro dia e após as 17h no segundo.

Perfil dos candidatos em MS

No estado, a maioria dos inscritos é formada por mulheres (60,1%), totalizando 34.849 participantes, enquanto os homens representam 39,9% (23.092). O levantamento do Inep também aponta que 16.825 candidatos (29%) estão concluindo o ensino médio neste ano na rede pública.

A faixa etária mais comum entre os inscritos é a dos 17 anos, com 15.240 participantes. Outros 10.288 têm até 16 anos e 10.399 têm 18. O exame também atrai candidatos de gerações mais velhas: 159 pessoas têm 60 anos ou mais.

No recorte por raça e cor, a maioria se autodeclara branca (26.577), seguida por parda (23.445), preta (4.359), indígena (1.947) e amarela (1.054). Em relação à taxa de inscrição, 32.626 candidatos foram isentos do pagamento, enquanto 25.315 efetuaram o valor integral.