Ferramentas que aproximam, linguagem que alcança e uma regulação cada vez mais conectada com a sociedade. As estratégias da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) que levaram a esses resultados ganharam o Brasil em painel apresentado pela diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, durante o XIV Congresso Brasileiro de Regulação.
Mediado por Carlos Pinheiro dos Santos Barros Neto (Adasa/DF), o painel reuniu ainda Luana Figueira (Agenersa/RJ) e Roberta Nobre (Adasa/DF). No centro da discussão, o desafio permanente de traduzir a regulação para o cotidiano do usuário — e torná-la compreensível, acessível e presente, com experiências reais de “inovações que simplificam a linguagem e ampliam o alcance da regulação”.
É um resultado que se tornou realidade em Mato Grosso do Sul e vem se expandindo, tendo “inovação” como palavra-chave.
Técnicos como protagonistas, comunicação como estratégia
A diretora da AGEMS apresentou a construção que a Agência vem consolidando nos últimos anos, uma regulação que abre espaço para seus especialistas, valoriza a produção técnica e compartilha conhecimento com transparência.
Segundo destacou Rejane aos profissionais de comunicação de todo o País, esse movimento não é pontual — é um caminho de maturidade institucional.
“As iniciativas, como um todo, ampliaram a visibilidade e a projeção da AGEMS. Assumimos na Diretoria de Inovação e Relações Institucionais esse trabalho de evolução, de amadurecimento, e colocando os nossos técnicos para apresentar o que eles fazem. É um trabalho de ‘abrir a caixinha da regulação’, construído ao longo dos últimos anos para chegar ao resultado que temos hoje”, destacou.
A diretriz ganha força em um momento em que a AGEMS apresenta resultados concretos: 25 trabalhos levados ao Congresso da ABAR, com forte participação das equipes, que assumiram o protagonismo de expor seus projetos, pesquisas e soluções.
Comunicação clara e inovação como estratégia institucional
A diretora também evidenciou como ferramentas de linguagem simples, comunicação direta e formatos inovadores — vídeos, produtos digitais, conteúdos educativos e atuação integrada com as áreas técnicas — têm ampliado o alcance da regulação em Mato Grosso do Sul.
O objetivo é reduzir distâncias e fortalecer a confiança do usuário, levando informação qualificada, explicando decisões regulatórias, e mostrando, na prática, como a regulação impacta o dia a dia das pessoas.






















