Reconhecimento às mulheres empreendedoras marca sessão solene na ALEMS

16
Assembleia Legislativa reconhece a atuação de mulheres que fortalecem o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul Foto: Wagner Guimarães

Na noite desta quarta-feira (3), no Plenário Deputado Júlio Maia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reforçou a liderança e a contribuição das mulheres empreendedoras no Estado. Por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), a Sessão Solene de Concessão do Diploma de Honra ao Mérito em Comemoração ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro e instituído pela Lei Estadual 5.828/2022, reuniu mulheres de negócios, profissionais liberais, representantes de entidades de classe, parlamentares e autoridades. 

A cerimônia foi realizada em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Campo Grande, BPW Dourados e BPW Ponta Porã. O deputado e 1º vice-presidente do Parlamento, Renato Câmara, autor da homenagem, destacou que o reconhecimento às mulheres empreendedoras reforça o avanço feminino em espaços historicamente dominados por homens. Segundo ele, “é um espaço para as mulheres que têm a coragem de ser empreendedoras e empresárias em um mundo que, ao longo da história, sempre primou pela figura masculina”.

O parlamentar ressaltou que a instituição do Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino e a realização da sessão solene permitem “valorizar as mulheres empreendedoras da BPW, uma das associações mais fortes do Brasil e que tem cadeira na Organização das Nações Unidas”. Renato Câmara afirmou que iniciativas como esta também servem para incentivar outras mulheres que buscam autonomia e reconhecimento. “É um momento importante para inspirar aquelas que querem sua independência financeira e reconhecimento na sociedade por meio de suas ideias”, disse. Ele reforçou ainda o papel plural da Casa de Leis: “A Assembleia Legislativa representa todos os segmentos da sociedade e a mulher precisa cada vez mais ocupar o seu espaço, inclusive aqui no Parlamento”, pontuou.

A execução instrumental do Hino Nacional Brasileiro foi feita pela Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, sob regência do maestro Kleber Furst.Após os procedimenetos da abertura oficial, a associada da BPW Campo Grande, Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti, fez a oração da federação e em seguida, aconteceu a entrega da Moção de Congratulação à presidente da BPW Brasil, Maria Helena Nicoloso Bonotto, eleita para o triênio 2026-2028.

Reconhecimento às mulheres empreendedoras marca sessão solene na ALEMS
Presidente da BPW Brasil reforçou a expansão da rede de mulheres de negócios

Conforme a empresária, a BPW está presente em 117 países, com 25 mil associadas. No Brasil, são 1.500 integrantes e, em Mato Grosso do Sul, cerca de 300 mulheres. Ela destacou a força da rede de mulheres de negócios, que possui atuação mundial e está presente no Brasil há cinco décadas. Ela explicou que a federação tem como propósito conectar empreendedoras, fortalecer relacionamentos e ampliar oportunidades. “Somos uma associação de mulheres de negócios e profissionais presente em vários países, e no Brasil estamos há 50 anos”, afirmou, lembrando que já são 30 unidades espalhadas pelo país. Para ela, o trabalho em rede impulsiona o desenvolvimento feminino. “Essa troca de aprendizado faz a roda girar. Hoje são mais de 10 milhões de mulheres à frente de negócios no Brasil, e queremos cada vez mais conectá-las”, observou. Maria Helena, que assumiu a presidência nacional representando Mato Grosso do Sul, ressaltou ainda seu compromisso de expansão: “Nossa cor é o amarelo e queremos pintar todo o Brasil. Até o fim da minha gestão, quero completar o país de amarelinho”.

Ao comentar sobre suas raízes e o empreendedorismo no Estado, ela destacou sua ligação com Mato Grosso do Sul e o papel das mulheres sul-mato-grossenses. “Sou gaúcha, mas meu coração é sul-mato-grossense. Moro aqui há mais de 30 anos, meus filhos e minhas empresas são daqui”, disse. Segundo ela, a prioridade da gestão é ampliar visibilidade e criar condições para que mais mulheres façam negócios. “Meu objetivo é conectá-las, dar visibilidade para que saibam quem são e o que fazem, porque só assim conseguem gerar oportunidades”, explicou. Maria Helena avaliou como essencial a homenagem promovida pela Assembleia Legislativa: “A Assembleia é uma parceira fantástica. Cada vez que realizamos um evento aqui, damos visibilidade às mulheres e inspiramos outras a se juntarem. É só gratidão, porque essa valorização é muito importante”, finalizou.

De forma remota, a representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, coordenadora substituta de Direitos Humanos e Empresas, Renata Machado dos Santos Gomes, fez um pronunciamento especial. 

Reconhecimento às mulheres empreendedoras marca sessão solene na ALEMS
Para Ianê Milan, as homenagens fortalecem as trajetórias das mulheres

A presidente da BPW Campo Grande, Ianê Geny da Silva Milan Simões, destacou a relevância da homenagem concedida pela Assembleia Legislativa, afirmando que o reconhecimento fortalece a trajetória das empreendedoras sul-mato-grossenses. “Hoje é uma noite única, porque estamos unindo mulheres empreendedoras de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã”. O deputado Renato Câmara nos deu esse reconhecimento, trazendo voz e visibilidade para mulheres que enfrentam desafios diários, mas também vivem muitas conquistas”, afirmou. Ela enfatizou que a sessão solene consagra o papel das empresárias que movimentam o estado. “Esta noite é dedicada especialmente às mulheres empresárias que estão aqui para receber essa homenagem tão importante desta Casa que sempre nos acolheu”. Ianê concluiu lembrando que a atuação feminina impulsiona o desenvolvimento estadual: “Essas mulheres fazem girar a roda econômica e social de Mato Grosso do Sul. Eu digo ‘nós’ porque faço parte desse grupo que trabalha todos os dias para fortalecer o empreendedorismo feminino”.

A presidente da BPW Dourados, Márcia Francischini Pozzi, ressaltou a satisfação em participar de mais uma homenagem realizada pela Assembleia Legislativa. Ela afirmou que o reconhecimento reforça a relevância das empreendedoras no Estado. “É uma grande alegria a gente estar aqui e para nós é uma satisfação enorme porque as mulheres empreendedoras têm esse cuidado, são elas que realmente fazem girar a economia do nosso Estado e da nossa região”. Para a representante da BPW Dourados, estar na Casa de Leis recebendo essa distinção é “um grande prazer e uma enorme satisfação por representar tantas mulheres que impulsionam o crescimento local”.

Reconhecimento às mulheres empreendedoras marca sessão solene na ALEMS
Cerimônia reconheceu a atuação de mulheres de negócios no MS

A presidente da BPW Ponta Porã, Adriana Ghattas Mezher, salientou que a homenagem concedida pela Assembleia Legislativa tem grande significado para as mulheres empreendedoras do Estado. “Fiquei muito feliz quando soube da homenagem, pois este reconhecimento reforça o valor de quem enfrenta a rotina diária do trabalho e da família. Cada mulher que acorda, cuida da sua família e sai para trabalhar precisa ser valorizada. Elas têm que ser homenageadas para saber que empreender tem um significado e que estão no caminho certo”, elencou.

Homenageadas

Receberam o Diploma de Honra ao Mérito em Comemoração ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, da BPW Campo Grande: Aline Rodrigues Zacarini Haber, Amauri Terezinha Proença Raizer, Anna Flávia Ribeiro de Oliveira, Ana Pasa Lorenzoni, Belkíss Gomes Nunes Gratão, Carina Zamboni Cavalheiro, Cíntia Cristina Manzatto Rotta, Cleide Moreno de Alcântara, Dora Ledi Toniasso Bileco, Eleíza Moraes Machado, Élida Maria Bertaco de Morais Pereira, Erika Ramos Rossi de Morais, Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai, Fabiana Siqueira de Resende, Gleici Araujo Leite, Jacqueline Vargas Baldasso, Leni Fernandes, Maria Angela Guinossi, Maria Beatriz Benitez Feres, Mara Bethânia Gurgel, Maria José Martins Maldonado, Mara Lúcia Potrich Dolzan, Pâmela Leal de Figueiredo, Patrícia Vanessa Pires Vezani Maschio, Priscila Hoegen de Figueiredo, Rejane Velasco de Souza, Rosângela Barros, Rosely Aparecida Molina, Rosidalva Kuninari, Sidney Volpe, Suelen Grisoste Panassiol e Sumaia Soster.

Reconhecimento às mulheres empreendedoras marca sessão solene na ALEMS
Momento das homenagens às mulheres que impulsionam o empreendedorismo de MS

Da BPW Dourados foram homenageadas: Ana Luiza Carneiro, Cinthia Rosane Orasmo Wilhelm, Cristiane Iguma Câmara, Ely Silva de Oliveira Semmelroth, Elizabeth Rocha Salomão, Evania Aparecida Dias Ribeiro, Inês Batisti Dantas Vieira, Jandira Gorete dos Santos, Mara Regina Goulart Bosco, Marcia Francischini Pozzi, Mariana Alves Ximenes, Marione Schmitt, Patricia Baltuilhe Doretto, Rosani Aparecida Soares Ferreira Roza, Silmara Harumi Nomoto, Susana Guimarães de Paula e Vicência Ramos Lopes.

E da BPW Ponta Porã as mulheres agraciadas foram: Adriana Ghattas Mezher, Adriana Oliveira da Silva, Ana Cristina Espíndola Candia, Elen Sayumi Fukushima da Costa, Evanyr Marcia Hibarras Vargas, Geiciele Saraiva Ximenes Borba, Laura Jineza Peralta Hernandez, Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Nina Negri Schneider e Stela Mary Rodriguez Ayala.