Abstenção cai para 20%, menor que na primeira fase, e Ministério da Gestão informa que prova ocorreu sem intercorrências
A segunda fase do Concurso Unificado Nacional (CNU) 2025, conhecido como o “Enem dos Concursos”, contou com a participação de aproximadamente 80% dos candidatos, segundo informações divulgadas neste domingo (7) pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
De acordo com a ministra, a abstenção — percentual de candidatos que não compareceram ao exame — foi de 20%, número inferior ao registrado na primeira fase, quando 43% dos inscritos não fizeram as provas. Em termos absolutos, dos 42 mil inscritos, 8.508 não compareceram às provas neste domingo.
Esther Dweck ressaltou que não houve intercorrências durante a aplicação do exame e que a prova ocorreu “de forma muito tranquila”.
O Ministério da Gestão e Inovação informou que a abstenção foi mais alta em alguns estados, incluindo Acre (27%), Amazonas, Espírito Santo, Rondônia e Santa Catarina (26%) e Mato Grosso do Sul (25%).
Próximos passos do CNU 2025
- 8 de janeiro de 2026: Resultado preliminar da Avaliação de Títulos
- 23 de janeiro de 2026: Divulgação da nota preliminar e espelho de correção
- 26 e 27 de janeiro de 2026: Prazo para recursos
- 18 de fevereiro de 2026: Resultado dos pedidos de revisão e nota definitiva da discursiva
- 20 de fevereiro de 2026: Divulgação das listas de classificação, incluindo vagas imediatas e lista de espera
O concurso segue movimentando milhares de candidatos em todo o país e é considerado uma das principais portas de entrada para cargos públicos federais.




















