Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista economizam 15%; parcelamento em até cinco vezes também é permitido
O início do ano já chegou com oportunidade para quem quer economizar: proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul têm até segunda-feira (5) para pagar o IPVA 2026 à vista e garantir 15% de desconto, um dos maiores percentuais do país. A medida, mantida pelo Governo do Estado, busca estimular a quitação antecipada do imposto e reduzir a inadimplência.
O benefício foi oficializado por decreto publicado no Diário Oficial do Estado e define que o pagamento em cota única com desconto vence no mesmo dia da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento. O prazo exige atenção dos contribuintes, já que após o dia 5, o imposto será cobrado integralmente ou poderá ser dividido em até cinco parcelas, com vencimentos entre janeiro e maio de 2026.
Os boletos do IPVA já começaram a ser entregues pelos Correios e também podem ser emitidos diretamente no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS), oferecendo comodidade aos motoristas que desejam aproveitar o desconto sem enfrentar filas.
Para quem optar pelo parcelamento, o valor poderá ser dividido em até cinco vezes, com parcelas mínimas de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Além do abatimento para pagamento antecipado, o governo estadual mantém isenções e reduções de base de cálculo para veículos oficiais, de entidades sociais, diplomáticos, de transporte coletivo, caminhões, ônibus e utilitários, bem como para veículos com mais de 15 anos.
Outras categorias com benefícios incluem veículos adaptados para pessoas com deficiência (desconto de 60%) e veículos movidos a GNV (isenção total). O imposto também não é cobrado em casos de furto, roubo, perda total ou apropriação indébita.
O governo reforça que o boleto pode ser emitido online, no site da Sefaz-MS (www.sefaz.ms.gov.br), garantindo praticidade e evitando deslocamentos desnecessários para os contribuintes.


















