Temporais em MS: Energisa alerta para riscos e dá dicas de proteção

10
Energisa reforça cuidados com temporais em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Ventos de até 100 km/h e chuva intensa exigem atenção; moradores devem seguir orientações para evitar acidentes e quedas de energia

Com a previsão de chuvas intensas, raios e ventos fortes em Mato Grosso do Sul entre domingo (1º) e terça-feira (3), a Energisa orienta os moradores a redobrarem os cuidados para evitar acidentes e danos à rede elétrica. As regiões norte e sul do estado apresentam maior risco de impactos, conforme alertam o Cemtec e a Defesa Civil.

O fenômeno é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz um corredor de umidade do Norte do país e favorece a formação de temporais. Há previsão de acumulados de chuva que podem superar 40 mm por dia, possibilidade de granizo e ventos que podem atingir 100 km/h, com risco de quedas de árvores, postes e interrupção do fornecimento de energia.

Dicas da Energisa para se proteger durante temporais

  • Dentro de casa: desligue aparelhos elétricos e retire-os da tomada; feche portas e janelas; evite uso de chuveiro e contato com objetos metálicos.
  • Ao ar livre: não se abrigue sob árvores, placas ou estruturas metálicas; afaste-se de campos abertos e locais elevados.
  • Veículos: mantenha vidros fechados e aguarde o fim da tempestade; se um cabo de energia atingir o carro, permaneça dentro dele até a chegada de socorro.
  • Fios caídos: afaste-se pelo menos 20 metros; não toque em postes, cercas ou árvores encostadas nos cabos; aguarde o atendimento técnico antes de tentar remover obstáculos.
  • Alagamentos: nunca toque em equipamentos elétricos molhados e desligue o disjuntor geral se a água começar a subir.

O gerente de Operação da Energisa MS, Helier Fioravante, reforça: “Fios rompidos e objetos arremessados pelos ventos são extremamente perigosos. Seguir essas medidas pode salvar vidas e evitar acidentes graves”.

Em Campo Grande, as pancadas de chuva retornam neste domingo (1º) e se estendem até terça-feira (3), com trovoadas isoladas. No norte, cidades como Coxim terão garoa e chuvas intensas à tarde; Ponta Porã verá retorno da chuva durante todo o domingo; no oeste, Corumbá terá trovoadas e Três Lagoas já registra precipitação com risco de granizo.

Para emergências e informações, a Energisa disponibiliza o WhatsApp Gisa ((67) 99980-0698), o aplicativo Energisa On e a Central de Atendimento 0800 722 7272.