Bancos fecham nos dias 16 e 17 durante o carnaval; Pix segue funcionando

18
Veja como ficam bancos e serviços públicos no carnaval (Foto: Reprodução)

Atendimento presencial nas agências será retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 11 horas

Enquanto os blocos tomam as ruas, o ritmo dos serviços públicos e bancários muda durante o carnaval. Os dias 16 e 17 de fevereiro serão de ponto facultativo na administração pública federal, e o expediente também será reduzido na Quarta-feira de Cinzas (18), com funcionamento apenas a partir das 13h, conforme definiu o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

No sistema bancário, não haverá atendimento presencial nas agências na segunda (16) e na terça-feira (17), consideradas feriados bancários. Os serviços nas agências serão retomados na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 11h (horário de MS), com encerramento no horário normal de fechamento de cada unidade.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante os dois dias de carnaval não haverá compensações bancárias, incluindo operações como a Transferência Eletrônica Disponível (TED). O Pix, no entanto, seguirá funcionando 24 horas por dia, inclusive nos feriados, permitindo transferências e pagamentos normalmente.

Os caixas eletrônicos, além dos aplicativos e sites dos bancos, permanecem disponíveis durante todo o período, garantindo acesso a dinheiro em espécie e aos principais serviços bancários. A Febraban orienta que os clientes priorizem os canais digitais para movimentações financeiras e pagamento de contas.

Boletos bancários e contas de consumo — como água, energia elétrica, telefone e internet — com vencimento nos dias 16 e 17 de fevereiro poderão ser pagos sem acréscimo de juros ou multa na Quarta-feira de Cinzas (18), já que não há compensação bancária durante o carnaval.

No caso de tributos e impostos, a orientação é diferente. Se o vencimento ocorrer nos dias sem expediente bancário, o pagamento deve ser antecipado, para evitar a cobrança de juros e multa.

Em cidades onde as agências costumam fechar antes das 14h, o início do expediente na Quarta-feira de Cinzas será antecipado, garantindo ao menos três horas de atendimento presencial ao público.

A Febraban reforça que ferramentas digitais, como Pix, DDA (Débito Direto Autorizado), pagamentos, transferências, investimentos e consultas de saldo, oferecem praticidade e segurança durante o período. “As plataformas digitais permitem que o cliente resolva sua vida financeira com autonomia, sem enfrentar filas ou burocracia”, destacou o diretor de Serviços e Segurança da entidade, Raphael Mielle.