Golpistas usam foto e nome de Eduardo Riedel para criar falso grupo de investimentos no WhatsApp

30
Governador Eduardo Riedel (Foto: Saul Schramm/Secom)

Golpistas estão usando o nome do governador Eduardo Riedel (PP) para coletar dados pessoais e financeiros, além de ofertarem falsos investimentos no estado sul-mato-grossense. As informações foram divulgadas no perfil oficial dele, nessa terça-feira (31), reforçando que “não possui grupos para falar de investimentos”.

Segundo consta, mensagens publicadas nas redes sociais por perfis falsos tentam seduzir investidores com promessas e dicas para participação em programas que não existem. As vítimas são chamadas para participarem de grupos no aplicativo WhatsApp, onde os dados são extraídos pelos golpistas.

Golpistas usam foto e nome de Eduardo Riedel para criar falso grupo de investimentos no WhatsApp
Foto: Redes Sociais

Na nota sobre o assunto, o Estado reforçou que não realiza contato com a população por meio de mensagens privadas em redes sociais e que não autoriza o uso do nome do governador para esse tipo de abordagem. “Trata-se de uma ação criminosa”, cita o comunicado. A orientação é para que evitem clicar em links suspeitos e não compartilhem informações pessoais ou bancárias.

Além disso, é recomendado denunciar os perfis e conteúdos diretamente nas plataformas digitais. O Governo reforçou que o alerta deve ser repassado a outras pessoas, como forma de prevenir novas vítimas. Casos suspeitos podem ser comunicados às autoridades para investigação. Por fim, reforça que comunicações oficiais devem ser sempre verificadas nos canais institucionais.

A golpe usa como estratégia uma das maiores qualidades de Eduardo Reidel em sua gestão, que é a captação de novos negócios para o Estado. Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023, o chefe do Executivo Estadual participa de comitivas, feiras e eventos internacionais para defender e expor as potencialidades de Mato Grosso do Sul para empresários de vários segmentos.