23.8 C
Campo Grande
sábado, 19 de julho, 2025
spot_img

Sesau registra 34 atendimentos por abuso de álcool envolvendo menores de idade

Dentre os 40 atendimentos, há de uma criança de apenas 12 anos, na Esplanada Ferroviária

24/02/2020 11h27
Por: Redação

Durante os dois primeiros dias de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) já contabilizam 40 atendimentos na estrutura de saúde montada para os foliões dos blocos carnavalescos, na Esplanada Ferroviária. Destes, 85% foram de crianças e adolescentes com sinais clinicos de embriaguez, sendo que entre os casos, envolveu uma criança de apenas 12 anos.

No balanço parcial divulgado na manhã desta segunda-feira (24) pelo coordenador de urgência da Sesau, Yama Higa, no sábado (22) foram realizados 18 antedimentos, e no domingo (23) foram 22 casos. Do total, 34 envolviam crianças e adolescentes.

O que chamou a atenção da equipe médica, foi de um menino de 12 anos, com indícios de que havia ingerido bebidas alcoólicas. Após atendimento, a mãe da criança foi acionada por celular e se recusou a ir até a Esplanada buscar o filho. “Tivemos que acionar um veículo oficial para pegar a mãe no bairro e somente depois ser feita a liberação do menino”, explicou Higa.

Além dos casos de embriaguez, houve um esfaqueamentos no sábado e cortes e contusões nos dois dias.

Unidades de saúde

Neste ano, a Sesau montou três estruturas para atendimento da população.

A tenda da Esplanada Ferroviária está montada dentro do prédio da Esplanada na avenida Calógeras, próximo à avenida Mato Grosso. Na avenida Fernando Corrêa da Costa o posto de atendimento fica próximo ao palco. E na Praça do Papa fica próximo ao local dos desfiles.

Os locais tem capacidade de atender de oito a 10 pacientes simultaneamente. Cada uma das unidades terão uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. “É a estrutura de uma unidade de saúde completa, com medicação, monitor cardíaco e desfibrilador”, frisou Higa..

Os casos mais graves serão encaminhados para os postos de atendimento 24h de Campo Grande por meio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou do Corpo de Bombeiros.

Primeira noite de Carnaval de Rua na Esplanada.

Fale com a Redação