Agendamentos podem ser feitos via telefone fixo e via WhatsAp no Hemosul
01/04/2020 08h06
Por: Redação
A Anvisa (Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde atualizaram, diante da pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, os critérios para a triagem de doadores de sangue.
Pessoas que viajaram ou são procedentes de países com casos da doença, devem aguardar 14 dias da chegada para fazer a doação. Quem teve o diagnóstico da doença só poderá doar sangue 30 dias, após a completa recuperação da mesma.
Para os candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do novo coronavírus, também não pode doar por um período de 14 dias, após o último contato.
No Hemosul, segundo a coordenadora Marli Vavas, o agendamento é uma alternativa para quem está mantendo os cuidados de combate ao coronavírus em casa, mas que está apto a doar sangue e quer continuar ajudando na reposição dos estoques da unidade. “Com o agendamento conseguimos gerenciar o fluxo de pessoas para evitar a aglomeração”.
Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.
Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e segue todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Assim que chega na unidade o doador recebe orientação para usar o álcool em gel disponível na recepção. Além da higienização frequente de canetas, pranchetas, balcão e cadeiras após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento necessário entre os doadores.
Estoque baixo
Conforme a gestora, os estoques estão reduzidos e a necessidade do Hemosul para esta semana são dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. “São os sangues que temos mais dificuldades de manter, pois são os que mais utilizam. Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, destaca Marli.
Funcionamento
O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino desde último dia 23.
Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.




















