Santa Casa recebe equipamento de alta tecnologia para atendimento de pacientes do SUS

513

O novo equipamento utiliza uma das melhores tecnologias disponíveis no mundo para a realização de exames gastrointestinais por imagem.

17/04/2020 19h10
Por: Redação

A Santa Casa recebeu equipamento de alta tecnologia para exames de endoscopia digestiva alta e baixa que começam a ser oferecidos aos pacientes do SUS. O aparelho esta instalado no setor de Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do hospital.

O novo processador de vídeo para a realização de exames de endoscopia e colonoscopia utiliza o sistema NBI (Narrow Banding Imaging), uma das melhores tecnologias disponíveis no mundo para a realização de exames gastrointestinais por imagem. Diferentemente do endoscópio tradicional, que detecta apenas lesões na superfície da mucosa, o sistema NBI tem ondas de luz capazes de penetrar na mucosa. Dessa forma, é possível constatar pelas imagens em alta definição a presença de minúsculas lesões e detectar precocemente qualquer anormalidade no sistema digestivo do paciente.

O responsável técnico pelo Serviço de Endoscopia do hospital, Dr. Thiago Alonso Domingos, explicou que o funcionamento do novo processador agregou mais quatro tubos para a realização dos exames, sendo dois de endoscopia e dois de colonoscopia, o que deve trazer grande impacto na capacidade de atendimento e também na ação terapêutica.

“Quanto melhor você enxerga, melhor você consegue tratar o paciente. Toda a equipe ficou extremamente feliz assim que soube que o hospital conseguiu adquirir esses equipamentos, pois os que foram substituídos já apresentavam maior necessidade de manutenção. Então, com esses novos equipamentos, oferecemos maior qualidade no exame, melhorando a chance de diagnóstico e de tratamento também. A segurança agora é muito maior”, complementou o médico.

O superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luiz Kanamura, destacou que atualmente a Santa Casa de Campo Grande é o único hospital em Mato Grosso do Sul a realizar estes exames de urgência 24 horas por dia, pelo Sistema Único de Saúde, SUS. “Estamos proporcionando o que há de melhor, em termos de tecnologia, para os pacientes que são encaminhados pelo sistema de regulação para atendimento em nosso hospital”, disse.

De acordo com o presidente da Santa Casa, Heber Xavier, todos os esforços estão sendo direcionados para o avanço nos procedimentos. “Sempre que for possível investiremos em técnicas modernas e eficazes para a melhoria dos serviços oferecidos pela Santa Casa, que refletem diretamente na qualidade de trabalho dos nossos profissionais e, assim, impactem positivamente na vida dos pacientes atendidos em nossa instituição”, finalizou Heber.

Santa Casa recebe equipamento de alta tecnologia para atendimento de pacientes do SUS