13.8 C
Campo Grande
domingo, 24 de agosto, 2025
spot_img

Santa Casa realiza a 12ª captação de órgãos e tecidos de 2020

Foram doados rins, fígado, coração e córnea.

01/05/2020 16h15
Por: Redação

Na última quarta-feira (29), aconteceu a 12ª captação e doação de órgãos e tecidos, nesse ano de 2020, realizada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande. Na oportunidade, o homem de 41 anos que evoluiu para morte encefálica após sofrer um Traumatismo Cranioencafálico (TCE) grave. Foram doados rins, fígado, coração e córnea.

Os rins e o coração captados permaneceram no hospital beneficiando três pacientes através do transplante realizado pela equipe do serviço de Urologia e Cirurgia Cardiovascular. Os procedimentos, quase que simultâneos nesta tarde, proporcionarão um novo estilo de vida com a chegada do órgão compatível a dois de pacientes Campo Grande (renal e cardíaco) e um de Bonito (renal).

O fígado foi captado e levado pela equipe de Brasília a tempo de ser transplantado em um paciente que aguardava na fila. Essa ação contou com o apoio de batedores do Corpo de Bombeiros e pela FAB (Força Aérea Brasileira). As córneas do doador foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital para análise, até que sejam disponibilizadas para transplantes.

De janeiro até 29 de abril de 2020, a OPO Santa Casa registrou a captação de dois corações, quatro fígados e 21 de rins. Neste ano também já foram realizados 10 transplantes renais, dois de coração e 11 de córneas.

Santa Casa realiza a 12ª captação de órgãos e tecidos de 2020

Fale com a Redação