A designação formal de Marcio Bittar (AC) para o cargo deve ocorrer após eleição da nova mesa da Comissão Mista de Orçamento, ainda sem data
06/05/2020 18h53
Por: R7
O senador Marcio Bittar (MDB-AC) informou nesta quarta-feira (6) que será o relator do Orçamento Geral da União para 2021. A designação formal para o cargo deve ocorrer após eleição da nova mesa da Comissão Mista de Orçamento, ainda sem data definida.
“Acredito que falar de prioridades agora é um chute. O mundo inteiro sabe que já estamos numa crise econômica. O que ainda não sabemos é apenas o tamanho dela. Será um ano talvez dos mais complicados: a gente vai pegar um orçamento com uma coberta bem pequena para todo mundo”, disse Bittar.
O senador defende que será necessário “bom senso” para definir as prioridades nos gastos da União. “A prioridade vai ser o bom senso, a transparência e o equilíbrio. Vamos fazer um orçamento ouvindo todo mundo. Atuar para unir todos os interesses, o que não será fácil”, ponderou.
O Ministério da Economia indicou, no dia 15 de abril, uma meta de déficit primário de R$ 149,6 bilhões para as contas do Tesouro Nacional, INSS e Banco Central em 2021.
Dadas as incertezas na arrecadação diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o governo deixou a porta aberta para que essa meta seja flexível e possa ser alterada na própria formulação do Orçamento ou até mesmo durante a execução das despesas no ano que vem.
*Com informações da Agência Senado
