Estudantes matriculados nas 345 escolas da Rede Estadual de Ensino, dos 79 municípios de MS, retornam dia 19 de maio, ás aulas remotas, após 15 dias de férias.
18/05/2020 18h47
Por: Redação
As aulas remotas vinculantes da Rede Estadual de Ensino (MS) retornam nesta terça feira (19), nas 345 unidades escolares dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A pausa das atividades de 15 dias (4 a 19), que normalmente ocorre no mês de julho, mas foi antecipada devido a situação de pandemia do COVID-19.
Com isso, os 210 mil estudantes da Rede, que já concluíram o 1º bimestre no dia 30 de abril e fizeram pausa nas atividades remotas entre os dias 04 e 18 de maio, retornam no sistema remoto até o final do mês de junho, após publicação do Governo do Estado, no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 15 de maio, do decreto que prorroga a suspensão das atividades presenciais na Rede Estadual de ensino (REE) até o dia 30 de junho.
A publicação, presente nas páginas 19 e 20 do DOE, também orienta redes municipais e entidades privadas de Educação Básica para a adoção da medida, que visa o combate ao avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, doença causada pelo novo coronavírus.
A suspensão das atividades presenciais resultou na implementação das aulas remotas vinculantes em toda a Rede Estadual, realizadas por meio de aplicativos e ferramentas digitais para a distribuição dos materiais de estudo.
Com o novo decreto, as escolas da REE seguirão com o funcionamento em escalas e a manutenção de atividades essenciais, como a distribuição dos materiais impressos para os estudantes que não possuem conectividade e dos kits de alimentação escolar, entregues aos alunos e familiares desde o final de abril, em todo o Estado.
Para o restante do ano, o calendário escolar seguirá normalmente, com o encontro dos 2º e 3º bimestres, antes separados pelo período de recesso. As datas de início e fim do 4º bimestre também seguem inalteradas.
Mudança na rotina
A Rede Estadual deu início ao Ano Letivo de 2020 no dia 19 de fevereiro e, com a chegada do novo coronavírus em MS, passou a adotar as Aulas Remotas Vinculantes desde o dia 23 de março por meio de plataformas de estudo online, aplicativos de mensagens, sites para compartilhamento de conteúdo multimídia e parcerias para a realização das atividades virtuais.
A rotina dos professores da REE também foi alterada. Eles passaram a atuar no regime de teletrabalho, com o envio das atividades de forma remota, e fizeram o uso de diversas ferramentas para orientar e acompanhar desempenho dos estudantes.
As escolas seguiram funcionando de forma escalonada, a fim de evitar aglomerações, com atendimento pontuais, como o recebimento de materiais ou documentos.
Parceria com Google
Para a realização das atividades remotas, a Secretaria de Estado de Educação (SED) – por intermédio da Superintendência de Informação e Tecnologia (Sitec) – passou a orientar o uso de diversas ferramentas disponibilizadas na Plataforma Protagonismo Digital, um repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) de acesso gratuito para todas a escolas da REE.
Uma importante novidade foi anunciada no dia 22 de abril, quando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Google Inc. firmaram uma parceria que possibilitou a criação de contas para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, a fim de incentivar o uso de ferramentas como o Google Classroom, um dos aplicativos que fazem parte do GSuite for Education.
Para facilitar a ambientação, foram criadas duas páginas, com informações básicas para os primeiros acessos às contas Google às salas do Google Classroom.
Clique aqui e acesse a página de Aulas Remotas Vinculantes da SED.




















