Escola de samba da Pompeia levou, pela primeira vez, o título da folia paulistana com enredo sobre o ‘poder do saber’
25/02/2020 16h54
Por: Redação
Pela primeira vez, a Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. A agremiação da Pompeia disputou nota a nota com a Mancha Verde e finalizou com 259,9 pontos.
A escola levou o troféu com enredo sobre a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs, mostrando o lado bom e ruim do uso da sabedoria.
O carro abre-alas da agremiação trouxe uma águia gigante e, ainda, uma ossada de dinossauro. Já no terceiro carro lembrou o bombardeio de Hiroshima, no final. 120 pessoas fizeram uma encenação sobre a devastação. Algumas delas eram parte da comunidade japonesa de SP.
O nome do enredo foi “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Foi tudo contado em ordem cronológica, inclusive os momentos em que o homem usou a sabedoria para o mal, segundo informações do G1.
Foi a estreia do carnavalesco Sydnei França na Águia de Ouro. Ele já fez 11 desfiles pela Mocidade Alegre, foi carnavalesco da Vila Maria e também da Gaviões da Fiel.
História
A escola surgiu em 1976 na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da capital paulista. Sua origem aconteceu nas rodas que animavam partidas do time de futebol Faíscas de Ouro. Em 1977, a escola faz sua estreia no carnaval de São Paulo com o enredo “A Bahia de Jorge Amado”, conquistando o vice-campeonato, o que lhes rendeu o acesso ao 4º grupo do carnaval.
Em 1984, desfile no grupo especial do Carnaval de São Paulo com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”, a escola realizou o que para muitos foi um dos mais marcantes carnavais da história.
Em 2018, a Águia de Ouro desfilou pelo Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo, foi campeão e subiu, portanto, para o Grupo Especial no desfile de 2019.
