Após o lançamento do programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena (OCOP) pela Polícia militar, no último dia 12, alcançou 91% de média de atendimento nas ocorrências na primeira semana, segundo dados fornecidos pela própria Instituição.

Em nota a PM informou que em alguns dias da semana passada (segunda e terça-feira), a Corporação conseguiu a marca histórica de 100% de êxito no empenho das viaturas para atendimento da comunidade, ou seja, encaminhou policiais para todas as chamadas originadas pelo telefone de emergência 190.

Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, houve a redução de 30% no número de chamadas via 190. “A atuação efetiva da PMMS junto à sociedade, com policiamento orientado de acordo com as particularidades de cada Região Urbana de Campo Grande, possibilitou uma queda significativa no tempo resposta após o acionamento via Centro Integrado de Operações Policiais (CIOPS”, frisou nota.

A PM destaca a ocorrência de roubo na região central de Campo Grande no último sábado (17), onde o autor armado com uma pistola tomou por assalto dois veículos.

“Do instante que a primeira vítima acionou o 190, até a chegada da viatura operacional, o lapso temporal foi de apenas um minuto. A equipe policial avistou o suspeito, que empreendeu fuga, vindo a subtrair outro veículo poucos metros após o local do primeiro delito. Em uma ação rápida, os policiais militares conseguiram conter o suspeito, recuperando os dois veículos e a arma utilizada no roubo. A operação durou menos de cinco minutos, após o despacho inicial da ocorrência”, destacou.

OCOP

O programa consiste em otimizar o atendimento da PM, com emprego das viaturas operacionais. Para sua execução, foram investidos mais de R$ 9milhões na aquisição de viaturas e aparelhagem do Centro de Comando e Controle, que coordena o serviço operacional na Capital.

Além do atendimento com as equipes de rádio patrulha, a PM atende a população com as sua unidades especializadas (Batalhão Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada , Batalhão de Polícia Militar de Trânsito e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), que fazem a recobertura do policiamento, atuando em situações que necessitam de apoio especializado.

Comentários