Somente este ano, o Procon MS recebeu 155 reclamações de consumidores que pediram bloqueio
27/02/2020 08h53
Por: Redação
Ferramenta o do Procon Estadual, Bloqtel, que permite bloquear ligações de telemarketing já teve 35 mil pedidos de bloqueios por consumidores. Somente este ano, o Procon MS recebeu 155 reclamações de consumidores que pediram bloqueio de ligações de telemarketing, enquanto que, nos dois primeiros meses de 2019, foram 87 reclamações.
Segundo o Procon, consumidor tem a seu favor o sistema de bloqueio de telefones para não recebimento de telemarketing que é parte do site procon.ms.gov , por meio do qual o consumidor pode se cadastrar e promover o bloqueio de tantos números de telefones quanto julgar necessário, a fim de evitar que continuem perturbando.
No início do ano passado as empresas mais reclamadas no período foram a Vivo com 25 casos, a Claro com 18, seguidas dos bancos Santander (09) e Itaú (06) e da operadora NET, também com seis. Além destes, foram registradas reclamações em relação à Oi, a Tim e o BMG. Serviços diversificados integrantes de várias outras áreas de atendimento classificados como “diversos” receberam 19 denúncias, totalizando 87.
Já, em relação aos dois primeiros meses deste ano (2 020), os mais reclamados foram a SKY com 31 casos e a NET com 15 ocorrências, seguida da TIM e do banco Santander com 14 cada, a Claro (13) e a Vivo (12). Entre as outras prestadoras de serviço, também reclamadas no período estão os bancos BMG e Itaú, além da Oi. Como diversos, foram 44 reclamações o que totaliza 155 somente este ano.
Em um levantamento mais amplo, verificando os casos desde o início de 2 019, houve a confirmação de que naquele ano ocorreram 361 denúncias. Estabelecido o ranking para o caso, a Claro e a Vivo lideram com 70 e 51 casos respectivamente. O BMG, a NET e a SKY vêm na sequência com 44, 39 e 33 denúncias. Com ocorrências em menor número estão relacionadas o banco Itaú (24), a Tim (17), o Santander (14) e a Oi (12). Na classificação de diversos, foram 57 notificações.
Levando-se em consideração as ocorrências desde a implantação dos trabalhos em 2009, foram registradas 2.653 denúncias contra 654 prestadores de serviços tendo resultado no bloqueio de 35.014 telefones. De acordo com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, “o consumidor não é obrigado concordar com as ligações que recebe de operadoras de telemarketing. Muitas vezes as pessoas se sentem incomodadas sem saber que iniciativa tomar. É para Isso que existe o bloqtel, que está a disposição do consumidor. Basta que se cadastre”.
