Publicado em 04/05/2018 11h
Cai o número de famílias endividadas e inadimplentes em abril
Cartão de crédito é considerado o “vilão” dos endividamentos
Da Redação
Após o aumento em março, o número de famílias endividadas teve recuo de 0,7% em abril, fechando o mês em 54,6%, em Campo Grande. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje pela Fecomércio.
De acordo com o levantamento, a queda é maior na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 60,3% das famílias estavam com dívidas.
A pesquisa aponta que também houve redução no número de pessoas com contas em atraso e inadimplentes, sendo 4 mil inadimplentes a menos na comparação com março e 15,7 mil em relação a abril de 2017.
Em números absolutos, são 166.750 famílias endividadas em abril. Os principais compromissos são com parcelamentos no cartão de crédito, carnês de lojas, financiamentode casa, cheques pré-datados, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros.
Do total de famílias com dívidas, 30% têm contas em atraso e 11,1% declararam que não terão condições de pagar os débitos.
Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Edison Araújo, os índices apontam que as famílias estão conseguindo quitar as dívidas e sair do vermelho.
“Para o comércio é muito positivo, pois significa que estão com crédito para voltar às compras”, avaliou Araújo.











