Estrada entre Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana (Imagem Ronaldo Regis)

A previsão do tempo noticiada pelo Enfqoue MS bem cedo, “Chuva ganha força a partir deste sábado (23) e pode trazer nova tempestade para MS”, já se confirma na metade da manhã de hoje, com ao menos cinco municípios da região Sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, tendo fortes chuvas com muito granizo e ventania. O temporal já foi registrado em Ponta Porã, Naviraí, Bodoquena e Aquidauana. Veja abaixo vídeo das águas bodoquenense e relato de muita pedra de gelo de Aquidauanenses na estrada. Em Naviraí já teve formação de tempestade de areia.

Os relatos já começam aparecer nas redes sociais com imagens e testemunhos de assustar. “Policiais de Aquidauana que retornavam de Dois Irmãos, tiveram que parar viatura na estrada e esperar a chuva de granizo passar, para concluir viagem. Pancadas fortes de granizo, poderiam trincar o para-brisa”, relatou Ronaldo Regis.

O clima de Mato Grosso do Sul, tem previsão que terá mais um final de semana marcado pelo tempo instável com chuva a qualquer hora do dia. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Paraguai e combinado a uma nova frente fria que deve avançar pelo centro-sul do país, aumentará as condições para chuva que pode ser expressiva no Estado. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas com acumulados diários em torno de 50mm a 100mm, ventos intensos que podem atingir entre 60-100 km/h, além de trovoadas e queda de granizo. “Diante desta previsão podem acontecer outros fenômenos severos, como: frente de rajadas de ventos causadas por nuvens de tempestades, e não se descarta a ocorrência de tornados, bem como novas tempestades de poeira”, dizia nota sobre a previsão para o Estado. 

Antecipando

O tempo ou temporais já se anteciparam em algumas cidades ou se confirma “antes que esperávamos”, pois já vem ocorrendo em MS. Em Campo Grande, já ouve uma mudança no clima, diminuindo a claridade e havendo ventania. Mas, previsão apontava que as rajadas de vento devem começar no início da tarde. 

A previsão do Inmet forneceu dados, que neste sábado (23) pela manhã e tarde as rajadas de vento pudessem atingir médias de 70 km/h, especialmente na parte sul, o que já vem ocorrendo, bem como nas regiões oeste e central do Estado, podendo vir acompanhadas de chuvas intensas e trovoadas.

No início da noite uma frente fria avança, podendo provocar rajadas de ventos e tempestades intensas na região entre Ponta Porã e Sete Quedas, podendo avançar para o norte do estado. Essas mesmas condições devem atingir Corumbá, Dourados, atingindo a Capital, o norte e nordeste de Mato Grosso do Sul antes do amanhecer do domingo (24), segundo o Inmet. 

Comentários